Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

O maior problema da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil

Advogada Samantha Dufner lança livro sobre direitos da diversidade

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h34 - Publicado em 28 jun 2023, 11h00

Advogada e pesquisadora, Samantha Dufner reúne no livro Famílias multifacetadas (ed. Revista dos Tribunais)) os avanços da jurisprudência sobre novos modelos familiares. Na obra recém-lançada, afirma que a jurisprudência já avançou em favor da comunidade no Brasil, a fim de assegurar dignidade, cidadania e direitos fundamentais. “O maior problema está no preconceito e na discriminação social. É em razão de um juízo de valor desarrazoado que a sociedade estigmatiza as minorias sexuais, criando estereótipos negativos. O preconceito gera exclusão nos ambientes sociais, provoca a evasão escolar, impede o acesso ao trabalho, gera a violência de gênero e em razão da orientação sexual. Exemplo disso, a expectativa de vida de pessoas trans, que é de apenas 35 anos de idade”, explica.

Dufner aponta que o governo Bolsonaro (PL) esvaziou intencionalmente as pautas dos direitos humanos, das minorias sexuais, da comunidade LGBTQIAPN+ e das mulheres. “Tratava-se de projeto de governo para asfixiar esses grupos pela omissão deliberada do poder executivo, prova disso a completa ausência de programas sociais e políticas públicas no setor. A consequência dessa omissão resultou no aumento da violência”.

A especialista avalia que o combate ao preconceito se faz pela educação e conscientização da população, incluindo as pautas em políticas públicas e programas sociais de acolhimento e educacionais. “A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a maior do mundo, contou com o discurso de apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin. É momento propício para políticas públicas de combate à homotransfobia. Também, a representatividade de diversos grupos sociais minoritários nos ministérios e pastas do governo federal podem construir um diálogo importante com o poder legislativo, visando à costura e aprovação de um Estatuto da Diversidade Sexual, de Gênero e Interseccional tirando a comunidade LGBTQIAPN+ da invisibilidade jurídica”.

https://www.youtube.com/watch?v=xz2_ieteg7Y

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.