O ganho da Globo com a transmissão de Palmeiras x Botafogo
Copa do Mundo de Clubes faz sucesso no Brasil e muda estratégia da emissora

A TV Globo quebrou recorde de audiência com a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, por 1×0, e alcançou sua melhor marca desde a final da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022. Em São Paulo, foram 21 pontos de audiência e 46% de participação. Na capital paulista, esses dados representarem um crescimento de 110% em relação à média dos quatro sábados anteriores à disputa. No Rio de Janeiro, os números foram ainda mais expressivos: 27 pontos de audiência e 51% de participação. Já a nível nacional, a emissora conseguiu 22 pontos de média em todo o Brasil, representando a maior audiência aos sábados desde dezembro de 2019.
Tamanho sucesso da Copa do Mundo de Clubes fez com que a Globo repensasse sua estratégia inicial, ao transmitir todos os jogos ao vivo da fase final da competição – algo que não estava nos planos inicialmente. “A correção de rota da Globo mostra que a emissora está no jogo e atenta às oportunidades. Com dois brasileiros entre os 8 finalistas, sendo um do Rio e outro de São Paulo, esta reta final promete trazer resultados ainda mais expressivos à emissora”, afirma Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil, com experiência em marketing esportivo, comunicação, inovação e ESG no mundo dos esportes.
“Acredito que o evento surpreendeu a todos, foi a primeira edição e tudo estava em planejamento, e quando acontece é outra coisa. Não comparo com a Copa do Mundo, mas acredito que foi um sucesso de transmissão para o Brasil, é perceptível o interesse da população com jogos de times que não são necessariamente os que o público torce”, complementa Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.