O desabafo de ex-repórter da Globo após intervenção no coração
Jornalista Edney Silvestre explicou o motivo de ter feito procedimento

O jornalista Edney Silvestre, 74 anos, fez um desabafo após passar por um procedimento no coração para prevenir AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em uma publicação no Instagram, nesta sexta-feira, 28, o repórter registrou uma caminhada em uma praia da Zona Sul do Rio e refletiu sobre a recuperação: “5 quilômetros caminhados a passos enérgicos na areia. Numa sexta sem uma nuvem sequer no céu. E nesta paisagem. Uma semana depois de estar na CTI do hospital, após intervenção no coração. Que privilégio e quanto prazer estar vivo hoje, aqui e agora”.
Edney passou por um procedimento chamado ablação. Em um post feito no último sábado, 22, ele explicou aos seguidores sobre o procedimento. “Saber que estou bem escudado contra AVCs e isquemias – entre outros inimigos invisíveis – me deixou eufórico. Ou teria sido a anestesia. A ablação do átrio esquerdo é um procedimento cardíaco que trata arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial e o flutter atrial. O objetivo é interromper o circuito anormal de impulsos elétricos”, escreveu na legenda, comentando ainda como é feita a intervenção. “Insere-se um cateter numa veia da perna e guia-se até ao átrio esquerdo. Os eletrodos do cateter emitem radiofrequência, que aquece e destrói o tecido cardíaco anormal. Daí a minha vontade de danças pelas ruas. Dançar nessa alegria, sem amarras. Como na época do mundo registrado em preto e branco, na ala de pierrôs e arlequins. Não sei bem esta fantasia de qual dos dois era (tem mais cara de Arlequim) na Escola de Samba Império Serrano”, acrescentou.
Silvestre foi repórter especial da Globo e deixou a emissora em 2022. No ano passado, ele bateu um papo com a coluna GENTE e falou sobre a demissão e os projetos que começou a tocar na nova fase da carreira como jornalista e escritor.
