O ‘climão’ gerado por ativista em debate sobre COP30 no Pará
Jeans Nielsen, fundador da Word Climate Foundation, e ativista Nathalie Kelley integraram o painel do Web Summit, nesta segunda-feira, 28

O CEO da Word Climate Foundation Jens Nielsen, e a ativista da causa indígena e atriz Nathalie Kelley participaram de uma palestra no Rio Inovation Week, nesta segunda-feira, 28. A ideia do bate-papo era analisar o que está em jogo na COP30 — do papel da tecnologia às mudanças nas políticas globais — que terá sua edição em Belém, no Pará, em novembro. O que aconteceu foi um climão, com Nathalie criticando o papel dessas conferências.
“Essas conferências tem sido corrompidas por corporações multinacionais que puxam as cordas por trás das câmeras e tendam fazê-las embarcar em ideias como Net zero (alcançar um equilíbrio entre as emissões de gases de efeito estufa e a quantidade de GEE removida da atmosfera), que eu pessoalmente acho que não resolver nada. É uma visão muito reducionista sobre mudanças climáticas. Nós temos demonizado o clima como se ele fosse mal, mas o clima não é mal, ele está reagindo. E o que ele está reagindo sobre? O sistema econômico global. Até que essas conferências lidem com o elefante na sala, que é a globalização, nada irá mudar”.