Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Novela: uma atração em declínio na TV brasileira?

Pesquisadoras da PUC-Rio, as professoras Tatiana Siciliano e Bruna Aucar debatem influência do streaming no audiovisual, no programa semanal da coluna GENTE

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 out 2024, 20h29 - Publicado em 28 out 2024, 13h14

A baixa aderência do público a Mania de Você, da TV Globo, vem reforçar uma tendência sentida há pelo menos dez anos no país: as novelas na TV aberta já não conseguem prender a atenção de uma massiva audiência como antes. Um dos fatores é a forte concorrência de narrativa ficcional proporcionada pela chegada das plataformas de streaming no período. Mas não é só isso. Para debater o possível “divórcio” dos brasileiros com o produto televisivo, Tatiana Siciliano e Bruna Aucar, professoras e pesquisadoras do Centro de Estudos em Ficção Audiovisual, Espectatorialidades e Consumo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGCOM da PUC-Rio), são as convidadas do programa semanal da coluna GENTE disponível no canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+ e também na versão podcast no Spotify.

Para Tatiana, a alteração significativa da audiência não se deve apenas à chegada do streaming. “O afastamento da televisão, das formas narrativas em geral, tem a ver com as mudanças em curso no Brasil. As narrativas já não acompanham um público que ficou mais conservador, mais moralista em relação a temas que começaram a ficar expostos na telenovela. A gente fala a um público de massa, grandes audiências, que é o gosto médio. Não necessariamente o que vai bem no streaming, vai bem na TV aberta, justamente por essa dimensão continental (do país)”. Já Bruna complementa analisando que este movimento de queda na audiência se deve muito às novas opções de consumo trazidas pelo espaço digital. “A partir dos anos 2000, a gente vê a fragmentação do ecossistema midiático. O público consumidor passa a ter acesso a narrativas transnacionais que antes não chegavam a ele. A gente tinha um reduto hegemônico da TV aberta. Isso tudo faz com que se tenha novos agentes de poder, novas vozes. Não é que o público se divorcia da telenovela, mas ele começa a ter acesso a novas opções”.

O programa é gravado diretamente do Casacor Rio, no shopping Fashion Mall, no espaço da arquiteta Ana Cano; produção de Patricia Def; e conta com captação de imagens de Adaga Midia Businness

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.