Nos 60 anos da TV Globo, cinco novelas imperdíveis e cinco para esquecer
Confira levantamento do pesquisador Mauro Alencar

Em 60 anos de história, a TV Globo produziu e exibiu mais de 300 telenovelas. Dentro desse vasto acervo, a coluna GENTE pediu para o autor Mauro Alencar, consultor e doutor em Teledramaturgia pela USP, selecionar cinco histórias imperdíveis e cinco para esquecer.
Novelas imperdíveis:
- Selva de Pedra (1972) – A sinopse da primeira versão, exibida em 1972, gira em torno de Cristiano Vilhena e Simone, que são testados pelo amor e pela ambição de Cristiano quando se mudam para o Rio de Janeiro. A novela acompanha a ascensão social de Cristiano, que busca reconhecimento e poder na cidade grande, enquanto Simone se vê diante da transformação do homem que um dia amou. A novela de Janete Clair alcançou a marca inigualável de 100 pontos de audiência em um dos capítulos.
- Roque Santeiro (1985) – A história é uma sátira à exploração política e comercial da fé popular, e marcou época apresentando uma cidade fictícia como um microcosmo do Brasil. A trama gira em torno do mito de Roque Santeiro, um artesão de santos que teria morrido como mártir, mas que, 17 anos depois, reaparece, colocando em risco a estrutura de poder e a riqueza construída em torno de sua santidade. Censurada em 1975, a história escrita por Dias Gomes não pôde ir ao ar. A exibição da novela, na TV Globo, aconteceu apenas em 1985 com nomes como de José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte no elenco.
- A Próxima Vítima (1995) – Suspense, traições e romances davam o tom da novela, cuja espinha dorsal era centrada em três perguntas: “quem matou?”, “quem será a próxima vítima?” e “por quê?”. A trama apresenta a história da batalhadora Ana (Susana Vieira), dona de uma cantina italiana, amante há 20 anos do mau-caráter Marcelo (José Wilker), com quem tem três filhos. Marcelo, por sua vez, casou-se por interesse com Francesca Ferreto (Tereza Rachel), mas tem um caso com Isabela (Claudia Ohana), sobrinha de sua esposa e noiva de Diego (Marcos Frota).
- O Clone (2001) – A história que norteia a trama tem início nos anos 1980, quando Lucas (Murilo Benício) conhece Jade (Giovanna Antonelli) no Marrocos. Passados quase 20 anos, Lucas está casado com Maysa (Daniela Escobar) e tem uma filha, Mel (Débora Falabella). Ele abdicou de seus sonhos para cuidar da empresa do pai. Jade também teve uma filha com Said, Khadija (Carla Diaz). Ela e Lucas se reencontram no Rio de Janeiro e o antigo amor renasce.
- Avenida Brasil (2012) – Última trama a parar o Brasil em frente a televisão, conta a história de uma jovem que, desde a infância, planeja um acerto de contas com a madrasta. Rita (Mel Maia), órfã de mãe, era criada, com muito amor, pelo pai Genésio (Tony Ramos). Tudo muda quando ele se casa com Carmen Lúcia, a Carminha (Adriana Esteves), uma mulher ambiciosa e dissimulada.
Novelas para esquecer:
- Gina (1978) – A novela mostra três fases da vida de Gina (Christiane Torloni), desde a juventude até sua consagração como artista plástica. A história acompanha Gina em sua trajetória profissional, amorosa e familiar, com foco em seus desafios e conquistas.
- O Amor É Nosso (1981) – A história conta a trajetória de Pedro (Fábio Jr.), um jovem cantor em busca de reconhecimento e sucesso. O filho de Celso (Nelson Dantas) e Anita (Aracy Cardoso) deixa a casa dos pais quando descobre que seu irmão Claudio (Ney Sant’Anna) envolveu-se com sua namorada Selma (Zaira Zambelli).
- Três Irmãs (2008) – As aventuras de jovens surfistas e a luta pela preservação da natureza, servem de pano de fundo para essa comédia romântica, ambientada no fictício balneário de Caramirim. A novela conta a história da tradicional família Jequitibá, descendente de um dos fundadores da cidade: a matriarca Virgínia (Ana Rosa), proprietária da pequena farmácia Jequitibá, e suas filhas Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann).
- Tempos Modernos (2010) – Comédia centrada na relação homem-máquina apresentou um computador como personagem em trama repleta de aparatos tecnológicos. Com nomes como Grazi Massafera, Guilherme Weber, Felipe Camargo e Antonio Fagundes.
- Mania de Você (2024) – A trama parte da amizade entre duas jovens, Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), que parecem predestinadas a entrarem uma na vida da outra. A novela teve baixo índice de audiência e acendeu alertas na emissora ao longo da sua exibição.