Morre Isabel do Vôlei, integrante da equipe de transição de Lula
Atleta deixa cinco filhos, sendo três esportistas
Um dos grandes ícones do vôlei brasileiro, Isabel Salgado, de 62 anos, foi nomeada na segunda-feira 14 para compor a equipe de transição do presidente eleito, Lula, na pasta do Esporte, anúncio realizado pelo vice-presidente da chapa, Geraldo Alckmin. Dois dias depois, a jogadora olímpica morreu de parada cardíaca, na madrugada da quarta-feira 16, em decorrência da síndrome aguda respiratória do adulto, uma doença rara, após ter sido internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No mesmo dia em que foi nomeada, Isabel marcou presença em uma reunião virtual, mas foi internada depois de se sentir mal.
A cineasta Paula Barreto, que produzia um projeto com ela para o streaming, relata os momentos de mal-estar da atleta. “Ela estava supergripada. Na noite de segunda, ela passou mal e foi levada ao hospital na manhã do dia seguinte. O quadro dela piorou rapidamente. Detectaram uma bactéria que havia tomado todo o pulmão dela. Ela foi intubada e não resistiu”, conta.
Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro e foi revelada no vôlei pelo Flamengo. Em sua carreira no esporte, com passagem pelas quadras e competições na areia, ela fez história sendo a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa. Nos anos de 1980 e 1984, participou de duas Olimpíadas, vestindo a camisa da seleção, em Moscou e Los Angeles, respectivamente. Já em 1994, Isabel conquistou o título mundial do esporte, ao lado de Roseli Timm. Em 2016, a jogadora foi uma das pessoas a carregar a tocha olímpica, no Rio, cidade na qual os Jogos foram realizados.
Isabel é mãe de cinco filhos, entre eles, Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, todos atletas bem-sucedidos no vôlei de praia.
O presidente eleito Lula prestou solidariedade à família da Isabel Salgado. A líder nacional do PT, Gleisi Hoffman, lamentou a morte da jogadora. Ana Moser também foi às redes lastimar a perda da atleta.
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
Muita tristeza perdermos hoje a Isabel do Vôlei. Mulher de talento, coragem e posições firmes. Contribuiu diretamente para a vitória da democracia e estava no grupo de esportes do Gabinete de Transição. Nossa solidariedade à família e a todos e todas que a admiram
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 16, 2022
Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto.
— Ana Moser (@anabmoser) November 16, 2022