Morre Beatriz Sarlo, influente intelectual argentina, aos 82 anos
Escritora estava internada há algumas semanas devido a um AVC

Beatriz Sarlo, renomada escritora, crítica literária e ensaísta argentina, morreu na manhã desta terça-feira, 17, aos 82 anos. Reconhecida por suas análises sobre cultura, política e literatura, ela foi uma das vozes mais influentes do pensamento crítico na América Latina. Sarlo estava internada há três semanas devido a um acidente vascular cerebral (AVC).
Nascida em Buenos Aires em 1942, Beatriz Sarlo construiu carreira como professora universitária e autora de obras que exploraram temas como a identidade nacional, a memória histórica e as transformações culturais no século XX. Entre seus livros mais célebres estão Una modernidad periférica e Tiempo pasado. Sarlo também se destacou como fundadora da revista Punto de Vista, uma das publicações intelectuais mais importantes da Argentina durante a ditadura militar.
De reconhecimento internacional, Beatriz Sarlo deixa um grande legado intelectual, que seguirá inspirando debates e reflexões sobre a literatura, a política e a sociedade contemporânea.