Ministério da Cultura comenta exclusão de Milton Nascimento no Grammy
Indicado em uma categoria da premiação, cantor ficou de fora das mesas principais do evento

O Ministério da Cultura publicou uma nota de repúdio ao tratamento dado a Milton Nascimento, 82 anos, durante a cerimônia do Grammy 2025, que aconteceu no último domingo, 2. Na ocasião, o cantor brasileiro, que foi indicado a Melhor Álbum Vocal de Jazz junto com Esperanza Spalding, foi excluído das mesas principais do evento. Após o ocorrido, a cantora, que estava na área reservada aos indicados, fez um protesto com uma foto do artista.
No texto publicado nesta terça-feira, 4, o MinC afirma que a “Academia” o colocou em um local incompatível com sua “trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas”, demonstrando “falta de sensibilidade e respeito com um dos maiores nomes da música brasileira”. A nota se refere ao espaço reservado ao artista. “Destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, explicou. Após a situação, Milton Nascimento decidiu deixar a premiação.
Sobre a ausência de Bituca em um lugar nas mesas principais, a organização do evento justificou que ficariam somente “os artistas que eles queriam no vídeo”.
