Mesmo com Virgínia, Grande Rio quer exaltar Chico Science
Escola desfila nesta terça-feira, 17, na Marquês de Sapucaí
A Acadêmicos do Grande Rio desfila nesta terça-feira, 17, com o enredo A Nação do Mangue, de autoria do carnavalesco Antônio Gonzaga, que assumiu a liderança da escola no ano passado. A Tricolor de Caxias vai mergulhar na lama dos manguezais para mostrar a cultura que nasce de lá.
“A ideia de fazer o Manguebeat é trazer essas influências regionais de Recife e a construção desse ritmo musical para buscar essa identidade própria da escola e entender as periferias de Duque de Caxias. A gente busca com o enredo traçar esse paralelo de um movimento de margem, que nasce das periferias de Recife, com outros movimentos que nascem aqui das periferias da Baixada Fluminense, como o funk”, explica à coluna GENTE.
O anúncio da parceria vencedora de composição do samba-enredo foi feito no evento no qual a polêmica Virgínia Fonseca foi coroada pela escola. “A margem, já subiu para cidade/ Entre tronco e cipó, rebeldia dá um nó/ Pensamento popular/ Gramacho encontrou Capibaribe/ Num mundo livre, quero ver você cantar/ Freire, ensine um país analfabeto/ Que não entendeu o manifesto/ Da consciência social”, diz um trecho que evidencia a conexão entre os manguezais e cultura popular brasileira, tão exaltados na obra de Chico Science. Os autores são Ailson Picanço, Marquinho Paloma, Davison Wendel, Xande Pieroni e Marcelo Moraes, sendo a música interpretada por Evandro Malandro.





