Mangueira convida mototaxista preso após ser alvo de tiros para desfile
Escola exalta ‘crias’ no enredo de 2025

A presidente da Estação Primeira de Mangueira, Guanayra Firmino, e o carnavalesco Sidnei França, receberam nesta quinta-feira, 27, o mototaxista Thiago Marques Gonçalves e sua família. Na última terça-feira, 25, Thiago foi preso após ser alvo de tiros por um PM reformado enquanto levava o estudante Igor Melo de Carvalho, que acabou sendo baleado. Ele foi convidado a desfilar no próximo domingo, 2, como um dos destaques da escola na Marquês de Sapucaí.
“Durante o período em que construímos nosso Carnaval, quantos casos como esse tivemos? Por isso nosso samba diz tão bem: o alvo que a bala insiste em achar. Somos sempre nós. Essa é a nossa luta, da Mangueira, mas minha pessoalmente como alguém que nasceu na favela. Será uma oportunidade para o Thiago comemorar este verdadeiro renascimento, e de buscar por justiça”, afirma Guanayra. “Fico honrado pelo convite. Celebrar será importante, sem dúvida. Mas será também um momento de pedir socorro, de exigir justiça para mim, para a minha família e também para o Igor”, declara Thiago.
No dia seguinte ao ocorrido, o Jornal Extra destacou em sua capa, que trazia uma foto do estudante de publicidade e propaganda da faculdade Celso Lisboa, Igor Mello, um dos versos do samba-enredo da Mangueira: o alvo que a bala insiste em achar. Igor também atua como inspetor e garçom para complementar a renda. Ele segue internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
Em 2025, a Mangueira será a quarta e última escola a desfilar no domingo de Carnaval. A agremiação busca o campeonato com o enredo À Flor da Terra: o Rio da Negritude entre dores e Paixões. A Verde e Rosa apresentará um olhar sobre a presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro. Eles representaram a maioria dos negros escravizados trazidos para o Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira retratará a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu e ainda floresce em solo carioca.