‘Lei Rouanet não foi criada pela esquerda’, lembra Antônio Grassi
Ator de 71 anos é o convidado do programa semanal da coluna GENTE
Com passagem em várias gestões de órgãos públicos em governos petistas, Antônio Grassi, 71 anos, admite que a esquerda tem dificuldades de explicar à população sobre a importância da Lei Rouanet – alvo de críticas constantes por parte da direita alinhada a Bolsonaro. Convidado do programa semanal da coluna GENTE (disponível no canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+, na TV Samsung Plus e também na versão podcast no Spotify), Grassi lembra a origem da lei e como ela é importante para o fomento das artes no país.
“Uma das coisas que foram bem sucedidas, digamos, na estratégia da direita foi a de colocar a Lei Rouanet como ‘um mal a ser combatido’, algo que é falso, que não é real. Primeiro, a Lei Rouanet não foi criada pela esquerda. A Lei Rouanet foi criada durante o governo Collor. Está muito longe de ser de um governo de esquerda. Sergio Paulo Rouanet, criador da lei, era secretário de cultura do governo Collor. E que também vem, é claro, da Lei Sarney. (…) Não é um dinheiro que o governo dá para os artistas realizarem projetos, como a gente ouve os governos da extrema direita apregoando por aí. Essa lei não tem recursos diretos na mão de artistas. A Lei Rouanet capacita os proponentes das atividades culturais a procurarem no mercado os seus patrocínios. Portanto, ela não é aquela coisa de ‘o governo está bancando tal artista’, não é isso”.
Sobre o programa semanal da coluna GENTE. Quando: vai ao ar toda segunda-feira. Onde assistir: No canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+, na TV Samsung Plus ou no canal VEJA GENTE no Spotify, na versão podcast.
Flamengo x Santos no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Mirassol x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
A visita ‘para inglês ver’ do príncipe William ao Rio
Assombração? Plenário do Senado tem dois senadores feridos em questão de horas
Criadores de ‘Stranger Things’ quebram silêncio sobre denúncia contra David Harbour







