Humorista é condenado por piada com participante de ‘Casamento às Cegas’
Decisão determina pagamento de indenização e retirada de vídeo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou Marcelo Duque a pagar indenização por danos morais por fazer um comentário de cunho capacitista com Ana Bianca Sessa, que participou do reality show Casamento às Cegas. O caso aconteceu em 2022, quando o humorista publicou um vídeo nas redes sociais fazendo piadas sobre o fato de a mulher não ter a mão esquerda. “Quando você casa, onde você põe a aliança? Em qual mão? Esquerda! Na mão esquerda. Como chama o programa que acabei de falar? Casamento às Cegas. A mulher que está participando não tem a mão esquerda. Ela vai ser uma eterna noiva”, disse na publicação, que ultrapassou 500 mil visualizações.
A decisão da 3ª Vara Cível de Santos foi tomada na sexta-feira, 10. Em abril deste ano, Duque já havia sido condenado em primeira instância a pagar indenização de 30 mil reais a Ana Bianca. Além do valor, a Justiça determinou a retirada do vídeo das redes sociais e estabeleceu multa de R$ 5 mil caso o humorista voltasse a fazer piadas sobre a deficiência de Bianca. A defesa recorreu, mas o Tribunal de Justiça manteve a condenação em segunda instância, apenas reduzindo o valor da indenização para R$ 10 mil.
Na veredito publicado no sábado, 11, a juíza Maria do Carmo Honório afirmou. “Ainda que seja óbvio que a ausência de uma das mãos não inviabiliza o casamento, a sátira feita pelo réu toca em incontroverso preconceito estrutural. E, tanto é verdade que, após responder à fala do réu, a autora foi alvo de inúmeros comentários e críticas maldosas em suas redes sociais”.
Sessa comemorou a nova decisão em uma publicação nas redes sociais. ““Ainda dói, e talvez sempre doa. Mas hoje, a dor caminha ao lado do orgulho. Porque cada passo nessa jornada abriu caminho para que ninguém mais precise passar pelo mesmo calada. Gratidão profunda às minhas advogadas e a todas as pessoas que acreditaram, acolheram e lutaram comigo. Seguimos firmes, porque vencer também é uma forma de educar”, escreveu na legenda de um vídeo no Instagram.