Globo cria estação piloto da DTV+: ‘nova experiência’ de se ver televisão
'O usuário se conecta e terá acesso a uma série de opções de interações", explica Leonora Bardini, diretora da emissora

Como parte das comemorações dos seus 60 anos, a TV Globo inaugurou a primeira estação piloto da DTV+ no Brasil, na terça-feira, 29, no Rio de Janeiro. Ainda de caráter científico e experimental, o projeto tem o objetivo de aprimorar a arquitetura, testar modelos e impulsionar o desenvolvimento do novo modelo de televisão aberta no país, a partir da licença temporária concedida pelo Ministério das Comunicações e Anatel. “A DTV+ vai abrir a possibilidade de levar essa audiência massiva para o ambiente digital. É uma nova experiência de ver TV, com mais oportunidades para o público e para o mercado”, disse Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.
Leia também: Os artistas ignorados – alguns proibidos – em festa de 60 anos da TV Globo
Para quem assiste, a TV aberta passará a oferecer uma experiência de navegação personalizada. No evento de inauguração, foram exibidos, por meio do aplicativo DTV+, exemplos de transmissões de eventos ao vivo, como shows e partidas de futebol, em que o usuário pode personalizar o áudio para ouvir o som da torcida de um time específico e acessar um menu interativo com estatísticas, enquetes, mosaico de câmeras e replays sob demanda em tempo real. Já para o lado de quem está entregando o conteúdo, a segmentação e da interatividade vai atender a objetivos de anunciantes, que poderão não só apresentar seus produtos, mas também vendê-los diretamente pela plataforma. “A DTV+ une o melhor da sincronicidade, que é o poder de falar com todo mundo, de ter alcance de massa; ao mesmo tempo em que também traz o olhar individual, as ferramentas digitais e a personalização, o pertencimento, que é tão importante quando a gente fala de conexão. Com um processo de logagem supersimples, o usuário se conecta à conta da DTV+. A partir desse momento, ele terá acesso a uma série de opções de interações”, explicou Leonora Bardini, diretora da TV Globo.
Inicialmente restrito ao Rio, o sinal da estação piloto vai cobrir parte da zona sul e da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, com a realização de testes e ajustes para, no futuro, ampliar o alcance. A expectativa da empresa é de que o lançamento das estações comerciais da DTV+ comece pelo Rio de Janeiro e São Paulo, para a Copa do Mundo 2026.