Foco no verão: mitos sobre tratamentos a laser, segundo especialista
Cristina Bohrer, diretora da Laser&Co, esclarece dúvidas frequentes

Para desmistificar os tratamentos a laser, cada vez mais comuns nesta época de verão, a diretora da Laser&Co, Cristina Bohrer, esclareceu alguns “mitos e verdades” quando o assunto é estética e bem-estar. Bohrer, de Porto Alegre (RS), iniciou jornada acadêmica aos 16 anos na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde estudou Odontologia. Segui com uma residência na UFRGS e especializações em Ortodontia e Harmonização Facial na São Leopoldo Mandic. A pedido da coluna GENTE, ela responde a questões simples, que rondam quem procura este tipo de tratamento para ficar com o corpo em forma ou corrigir imperfeições. Confira.
VERDADES:
Não é indicado expor o local ao sol logo após as sessões.
R: “Verdade. A exposição ao sol nos dias seguintes às sessões pode causar manchas no local tratado, além de influenciar diretamente no processo de reparação da pele. O ideal é evitar a exposição e sempre usar filtro solar.”
Os resultados já são vistos logo após a primeira sessão.
R: “Verdade. Ainda que sejam mínimos, todos os tratamentos que envolvem o laser já contam com resultados visíveis a partir da primeira sessão. Mas, claro, é preciso mais de uma sessão para termos o resultado completo.”
Os tratamentos a laser podem ser indicados para remover os pelos indesejados de forma permanentemente.
R: “Verdade. Os pelos que são atingidos na depilação a laser, não nascem mais. Isso porque o laser atinge o folículo piloso e impede o crescimento do pelo. Ainda assim, é necessário fazer uma determinada sequência de sessões, pois o organismo conta com ciclos de crescimento de pelos.”
MITOS:
Procedimentos a laser não podem ser realizados no verão.
R: “Mito. Não há restrições para realizar os procedimentos em nenhuma estação do ano. São necessários apenas alguns cuidados após tratamentos a laser, como aguardar pelo menos 15 dias antes de se expor ao sol e aplicar um protetor solar com fator de proteção solar igual ou superior a 50, para prevenir o surgimento de manchas.”
Há restrições do uso de laser para algumas tonalidades de pele.
R: “Mito. Há parâmetros e tecnologias de laser para os diferentes tons de pele, garantindo que peles com pouca ou muita melanina façam tratamentos sem riscos.”
Tratamentos a laser sempre são dolorosos.
R: “Mito. Embora alguns tratamentos possam causar algum nível de desconforto em comparação a outros, os procedimentos a laser, de modo geral, não são dolorosos. Isso varia, também, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.”