Escolas de samba do Rio entram na moda, gastronomia e literatura
Livro, drink, receita e mais

No clima do Carnaval, as escolas de samba se tornam destaques para além da Sapucaí. No Rio de Janeiro, elas são inspiração para bares, restaurantes, livro, camisas e até bolo. A coluna GENTE seleciona alguns dos destaques.
A Kappa, marca italiana de material esportivo, lançou em 2024 uma série de produtos exclusivos em conjunto com a Mocidade Independente de Padre Miguel. A camisa de futebol Mocidade Kappa (269 reais), como a da foto acima, traz referências à história da agremiação, como sua ligação com Castor de Andrade, que era patrono da mesma, além de exaltar o início da agremiação no futebol – foi o time Independente Futebol Clube que deu origem à escola da zona oeste do Rio.
A boutique gourmet O Medovik (@o.medovik), em Ipanema, premiada como melhor bolo do Rio de Janeiro em 2024 pelo Comer & Beber, apresenta o Medovik Mangueira (de matchá com framboesa). Com finas camadas de biscoitos artesanais infusionados com mel, o Medovik Mangueira é recheado com o exclusivo creme de smetana – uma versão do creme azedo russo feito artesanalmente na própria loja. O toque carnavalesco vem da harmonização entre o matchá, feito a partir de folhas selecionadas de chá verde, e a polpa fresca de framboesa. Disponível por tempo limitado (Preço inteiro Bolo pequeno 330 reais/ Bolo grande 415 reais/ Fatia 35 reais).

O Áriz (@ariz.bar), na Dias Ferreira, Leblon, celebra a festa com o lançamento do drinque Folia (38 reais). A receita combina vodka, suco de limão, mel com gengibre, ginger ale e cachaça de açaí com guaraná, finalizada com espuma de gengibre e um toque de glitter para deixar o brinde ainda mais especial. O amarelo lembra o tom da bandeira da Unidos da Tijuca, não é mesmo? A novidade fica disponível no bar de 25 de fevereiro a 15 de março.

No recém-inaugurado Malandro Botequim (@malandrobotequim), em Botafogo, o samba se faz presente em cada detalhe. A arte ganha destaque com as bandeiras assinadas por Gab Carvalho, diretor de marketing da Imperatriz Leopoldinense, que trazem as letras de samba para as paredes do bar. Com frases como “No samba me criei” e “Nos braços da boêmia me deixo levar”, as peças reforçam a alma boêmia do espaço e a conexão entre o universo das escolas de samba e a cultura de boteco. A selfie carnavalesca está garantida.

O livro Para tudo se acabar na quarta-feira: Grandes Criadores do Carnaval lançado na quarta-feira, 19, na Livraria Travessa do Leblon, conta com artigos biográficos e analíticos sobre 16 dos mais conhecidos carnavalescos do Brasil selecionados por uma comissão de especialistas. Desde Fernando Pamplona (1926-2013) à jovem dupla Gabriel Haddad & Leonardo Bora, o volume tem mais de duas centenas de fotografias, croquis dos carnavalescos, e a apresentação do escritor, professor e historiador Luiz Antônio Simas. Preço: 190 reais.