Dia das Mães: o que tem levado famosas a decidirem não ter filhos
Tema voltou à tona após Paolla Oliveira falar sobre escolha pessoal

A decisão da mulher de ter filhos ou não é um debate que frequentemente aparece, especialmente quando uma celebridade fala sobre o assunto. O episódio mais recente teve Paolla Oliveira, 43 anos, como protagonista, após a atriz falar em uma entrevista sobre sua opção de não ser mãe. “A maternidade é uma coisa tão linda, tão grandiosa, tão especial para a mulher, que precisa ser uma escolha”, disse a intérprete de Heleninha, em Vale Tudo, durante o programa Roda Viva, na segunda-feira, 5. A atriz, no entanto, não é a única a expor a decisão. A coluna GENTE reuniu alguns nomes de personalidades que optaram por seguir seus caminhos sem a maternidade.
Ana Paula Padrão. A jornalista até tentou engravidar durante seu segundo casamento, por pedido do marido, mas após não conseguir naturalmente nem com tratamento, ela desistiu. “Não era meu sonho de adolescente, nunca pensei nisso como uma possibilidade concreta na vida, meus sonhos eram outros. Nunca me fez falta”, contou Ana Paula a um podcast. Aos 58 anos, a apresentadora diz estar feliz com a decisão e sem arrependimentos.
Bruna Linzmeyer. Em 2023, a atriz, atualmente com 31 anos, disse em uma entrevista que não pretende ter filhos, uma escolha que diz ter feito com 11 anos. “”Enquanto eu tive relações com homens, foram relações maravilhosas, tenho muito carinho pelos homens que eu amei. Eu cogitei isso. Quando passou, eu falei ‘ainda bem que não rolou’, sabe? Porque não era o que eu queria, eu não tenho essa vontade”, disse ela, que em 2016 se assumiu lésbica publicamente.
Cleo. A atriz de 42 anos também já abordou o tema, enfatizando em uma publicação nas redes sociais o direito da mulher: “A gente precisa entender que a mulher não precisa ter um filho para ser completa na vida pessoal ou no relacionamento”.
Mariana Ximenes. Com 44 anos atualmente, a atriz diz que congelou os óvulos aos 35, e questionou, certa vez, a pressão sobre as mulheres. “Ninguém pergunta para um homem se ele vai ser pai, quando vai ter um segundo filho”.
Patrícia Pillar. A atriz de 60 anos, que já foi casada duas vezes, já afirmou que a carreira sempre foi sua prioridade. “Tive vontade de ser mãe, mas não era uma necessidade louca, e depois superei”.