Como ‘Vale Tudo’ deve expor o atual posicionamento político da TV Globo
Pesquisadores Ana Paula Gonçalves e Lucas Martins Neia debatem estreia da novela no programa semanal da coluna GENTE
Ana Paula Gonçalves, pesquisadora pela PUC-Rio e autora do livro O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo, a telenovela que escancarou a elite e a corrupção brasileira, e Lucas Martins Neia, roteirista e pesquisador pela USP, conversam sobre os desafios da TV Globo ao trazer de volta o texto de 1988, cuja autoria foi de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, adaptado agora por Manuela Dias. Em conversa com o programa semanal da coluna GENTE (disponível no canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+ e também na versão podcast no Spotify), ambos falam das expectativas da nova novela da TV Globo, que estreia nesta segunda-feira, 31, e por que a temática política da trama pode ser um desafio a mais num país mais polarizado do que há 37 anos. Assista.
Ana Paula Gonçalves: “O grande desafio da nova versão vai ser conquistar o público, seja o público novo ou o público que está saudoso para rever os personagens. Essa novela que escancarou a elite e a corrupção. Isso já estava escancarado no jornal, mas é diferente levar para a TV. Vale Tudo tirou um pouco das notícias de corrupção empresarial e política do jornal e levou para as telas. De uma maneira, que para a época, não tinha metáfora. Misturava muito a ficção com a realidade”.
Lucas Martins Neia: “É um resgate em um momento que a televisão tenta se firmar por meio da nostalgia, pensando nessas produções que fizeram sucesso no passado. Existe essa busca por um público que acompanhou essa trama, tem isso no imaginário; e um novo público, pensando nas adaptações que vão ser feitas. (…) Foram feitas algumas adaptações para o novo contexto que a gente vive. O fato da revista agora ser uma agência de conteúdo digital, são estratégias interessantes… Mas fico me perguntando sobre como a política vai ser tratada. Principalmente com notícias de que a própria Globo está pensando em como tratar, justamente porque ela tem que lidar com esse público que é muito mais amplo, em um país que está dividido no aspecto político”.
Sobre o programa semanal da coluna GENTE. Quando: vai ao ar toda segunda-feira. Onde assistir: No canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+ ou no canal VEJA GENTE no Spotify, na versão podcast.