Cillian Murphy: 5 curiosidades sobre ator irlandês, que completa 49 anos
Astro de Hollywood faz aniversário neste domingo, 25

O ator Cillian Murphy completa mais um ano de vida neste domingo, 25. Aos 49 anos, o astro irlandês acumula papeis importantes no currículo, como o mafioso Thomas Shelby, na elogiada série Peaky Blinders (2013-2022), e o físico J. Robert Oppenheimer, no filme de Christopher Nolan, trabalho pelo qual ganhou uma estatueta. Para marcar a data, a coluna GENTE reúne cinco curiosidades sobre o talentoso artista, que prefere deixar os holofotes restritos aos personagens que interpreta.
Paixão pela música. Antes de se tornar ator, Cillian fazia parte de uma banda de rock com seu irmão mais novo, Páidi, e sonhava em ser músico. Ele chegou a receber uma proposta de uma gravadora, mas acabou recusando o contrato para seguir na atuação.
Recusa ao estrelato. Mesmo sendo um astro das telonas, o artista segue uma vida reservada e longe do agito de Hollywood, morando em Dublin, na Irlanda, com a mulher e os filhos. Além disso, ele prefere se manter longe das redes sociais – mesmo tendo se tornado memes – e evita tirar fotos com os fãs.
Vegetariano por 15 anos. Cillian evitou comer carnes por mais de uma década, motivado pela preocupação em pegar a doença da “vaca louca”. “Nunca foi uma decisão moral”, disse ele em uma entrevista em 2017. O ator voltou a comer carne quando interpretou Thomas Shelby, com o objetivo de ganhar peso. No entanto, no ano passado, Murphy anunciou que havia adotado a dieta vegana. “Não sinto falta de carne, não. Eu já tinha parado de comer carne. Tive uma espécie de recaída e não me senti melhor, então estou de volta”, explicou a um podcast.
Batman. Intérprete do vilão Jonathan Crane, o Espantalho, na trilogia do Batman dirigida por Christopher Nolan, Murphy por pouco não foi o Cavaleiro das Trevas no longa. Ele chegou a fazer testes para o papel, que acabou ficando com Christian Bale. Mas sua audição agradou o cineasta, que acabou o convidando para o outro personagem. Na época, Cillian chegou a comentar que já sabia que “não tinha o necessário para ser o Batman” e que seu colega era o ator certo para interpretar o herói.
Não é fã do cabelo de Thomas Shelby. Apesar de ser bastante popular entre os fãs de Peaky Blinders, o corte do cabelo do personagem não agradava o ator. Em uma entrevista ao New York Post, ele comentou que as pessoas o reconhecem com mais facilidade quando ele adota o estilo. O visual, aliás, é um dos elementos que mais chama a atenção na produção, sendo copiado por diversos fãs da série desde a primeira temporada.