Cauã Reymond diz não a desodorantes: dermatologista explica uso correto
Vanessa Nunes dá dicas sobre o produto no dia a dia

Na última semana, como foi pela coluna GENTE noticiado, Cauã Reymond e Bella Campos andaram se estranhando nos bastidores de Vale Tudo. Desde então o clima por lá não é dos melhores. Entre as informações que circulam nas redes sociais, a atriz teria reclamado do mau cheiro do colega. Várias pessoas resgataram uma fala dele, de anos atrás, admitindo que não usa desodorante. Aos que reclamam, ele teria respondido que era “cheiro de masculinidade”. Ouvida pela coluna, a dermatologista Vanessa Nunes tira dúvidas sobre o uso do desodorante no dia a dia.
Quando usar? “Para diminuir a quantidade de suor, peço para que o desodorante seja usado pela manhã e no máximo reaplicar ao meio-dia, mas alguns pacientes tomam banho à noite e colocam também, o que é totalmente desnecessário. Agora, alguns outros pacientes vêm com a queixa de mau odor na transpiração, que piora com tecidos sintéticos. Isso acontece porque existem certas bactérias que causam odor, porque o suor em si é inodoro”.
Como evitar odor? “Quando tem um cheirinho, é sinal de que existe bactérias e a necessidade de usar um componente antibiótico para matar essas bactérias patogênicas. Nesses casos é importante usar desodorante em spray ou loção, sem risco de auto contaminação”.
Quem deve evitar desodorante? “Pessoas com problema nas áreas em que o produto deveria ser usado. Existe desodorante para as mãos, para deixá-las mais secas… Para a planta dos pés, para não dar chulé no tênis… Para quem tem alergia, tenho uma dica: o uso da maisena (amido de milho). A maizena é um auto absorvente de umidade. Se você toma banho pela manhã, por exemplo, use sabonetes antibacterianos. Evite buchas naturais, porque agridem a pele e favorecem o aparecimento de bactérias. Sem contar que as próprias buchas acabam criando um meio de proliferação bacteriana. Use principalmente roupas de algodão, evitar ao máximo tecidos sintéticos. Se houver necessidade, procurar um médico”.