Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Bilionário comenta redução de jornada 6×1 e dicas para transformar a vida

Empresário do mercado de franquias, Reginaldo Boeira dá sugestões de como prosperar

Por Nara Boechat 16 nov 2024, 14h00

O debate sobre o fim da escala 6×1, quando a pessoa trabalha seis dias e folga um, tem levado empresários a se posicionarem sobre o tema. O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj), Fábio Queiroz, prevê aumento dos preços, enquanto Alfredo Lopes, do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio (HotéisRIO), acredita que é preciso um estudo do impacto na economia antes de qualquer coisa. Dono de uma franquia de cursos de Idiomas, o empresário Reginaldo Boeira, 60 anos, é a favor de mudanças, mas em outro setor.

“A política tem que ser mudada porque há muita gente prometendo o impossível. Dando ao invés de ensinar. Não temos escola, não temos a parte de empreendedorismo nas nossas escolas. Educação financeira, não temos nada. Hoje, o maior problema do empreendedor é não saber administrar o dinheiro da empresa”, diz à coluna GENTE. O empresário “bilionário”, conforme se vende, comanda um negócio com mais de 10 mil funcionários e 200 mil alunos em diversas regiões do país, com a escala 6×1. “Acaba sendo, tem que ser. Indiferentemente da maneira que você faz ou ela acaba saindo no 6×1”.

Embora aplicando o modelo, Boeira acredita que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), que pede uma escala de 4×3, vai para frente. Por isso, ele já pensa no futuro. “Eu sempre penso. Tem coisas importantes e coisas urgentes. Você tem que trabalhar o urgente, pensando no importante. E isso é importante, no meu caso. Não é urgente”.

DICAS PARA O SUCESSO

Continua após a publicidade

Nascido em Monte Belo, Minas Gerais, Reginaldo Boeira começou a trabalhar aos 12 anos. Após uma longa trajetória de erros e acertos que o levou ao topo da carreira, decidiu investir parte do tempo para passar sua experiência e dicas a outros futuros empreendedores. Confira algumas delas:

Inteligência positiva. Para o empresário, uma das primeiras atitudes é ver o lado positivo das situações. “Tem que se tirar proveito de tudo na sua vida. A gente costuma ver apenas o lado bom e o lado ruim. Aprendi a enxergar também o lado bom do lado ruim”.

Métodos de gestão de tempo. Para Boeira, há técnicas que podem ajudar a gerir melhor o tempo e a impulsionar a produtividade. “O método ‘Pomodoro’, por exemplo, consiste em executar trabalhos ininterruptos por 25 minutos intercalados por pequenas pausas. Já a ‘Matriz de Eisenhower’ é uma ferramenta de gerenciamento de tempo que facilita a execução de atividades ao classificá-las em 4 níveis de prioridade. Já a ‘técnica dos 2 minutos’ é o famoso ‘não deixe para amanhã o que pode ser feito agora’, que, dentro da lista de atividades, incentiva priorizar aquelas que podem ser executadas em até dois minutos. 

Continua após a publicidade

Planejamento. Tudo começa pelo planejamento, segundo ele. “Não adianta ter energia extremamente positiva, mas não saber por onde começar. Tenho que ter plano de negócio para que consiga separar o que é importante e o que é urgente. Esse é o primeiro ponto, na minha opinião, porque tudo é importante, mas nem tudo é tão urgente quanto a gente pensa”.

Aprender a dizer “não”. “É muito mais importante do que o sim. O ‘sim’ qualquer um fala, mas o ‘não’ é inteligente, são pouquíssimas pessoas que sabem dizer. Ele só precisa ser acompanhado, não pode ser sozinho”.

Avalie. Reginaldo aponta mais uma etapa nesta “ciclo de sucesso”: refletir sobre o trabalho e avaliar. “São quatro mais importantes, na minha opinião: planejar, treinar, acompanhar e medir o resultado, porque, sem isso, você não vai ter a certeza se você está indo no caminho certo naquilo que você planejou”, diz.

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.