As polêmicas que envolvem adaptação de Harry Potter para série de TV
Novos nomes do elenco da produção foram divulgados nesta segunda-feira, 1

A HBO Max divulgou nesta segunda-feira, 1, novos nomes do elenco da série sobre Harry Potter. A lista inclui atores que interpretaram professores e funcionários de Hogwarts na saga original, como Warwick Davis, que voltará a viver o professor Filius Flitwick. Os rostos conhecidos, no entanto, ficaram restritos à docência da escola de magia, já que alguns nomes consagrados no longa se recusam a voltar ao universo do bruxinho. É o caso de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, intérpretes de Harry Potter, Hermione Granger e Ronald Wesley, que tiveram divergências quanto as declarações transfóbicas de J.K Rowling, autora dos livros que deram origem aos filme.
Mas se depender da HBO a polêmica envolvendo Rowling não vai afetar a série. Um executivo do serviço de streaming afirmou recentemente que a produção não será “impregnada” com as “crenças” transfóbicas da escritora, apesar do seu envolvimento das gravações. “A decisão de fazer negócios com J.K. Rowling não é novidade para nós. Estamos no mercado há 25 anos”, disse Casey Bloys, diretor de conteúdo da HBOm relevando os comentários da autora. “É bem claro que essas são as visões políticas pessoais dela. Ela tem direito a elas. Harry Potter não está sendo secretamente infundido com nada. E se você quiser debater com ela, pode ir ao Twitter”, completou.
Leia também: O conselho de Sophie Turner aos protagonistas de Harry Potter
Outro envolvido nos filmes que fez críticas à releitura para a televisão foi Chris Columbus, diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta. Ele ficou incomodado ao ver as fotos de Nick Frost, ator que interpretará Hagrid, no set de filmagens. “Está usando exatamente o mesmo traje que desenhamos para o Hagrid. Uma parte de mim ficou tipo: Qual é o sentido? Pensei que os trajes e tudo mais seriam diferentes, mas é mais do mesmo. Vai ser tudo igual. É muito lisonjeiro para mim, pois penso: ‘É exatamente esse o traje do Hagrid que desenhamos’. Então, em parte, é realmente emocionante, então estou ansioso para ver o que farão com ele. Em parte, é uma espécie de déjà vu de novo”, comentou.
O seriado que levará a magia para as telinhas terá Dominic McLaughlin como Harry Potter, Arabella Stanton como Hermione Granger e Alastair Stout como Ron Weasley. John Lithgow vai interpretar Alvo Dumbledore e Paapa Essiedu, Severo Snape. Além de Warwick Davis, o time de professores e funcionários de Hogwarts também terá de volta Sirine Saba como a professora de Herbologia Pomona Sprout, Richard Durden como o fantasma Professor Cuthbert Binns, e Bríd Brennan como Madame Poppy Pomfrey.