As pistas que cardeais deram antes de se isolarem para o conclave
Leia seleção de posts e comentários

Antes de iniciarem o conclave, cerimônia de votação para a escolha do novo papa, os cardeais usaram as redes sociais para exprimir seus sentimentos com a escolha. “Uma responsabilidade que me oprime”, publicou Fernando Chomali, do Chile. Na segunda-feira, 5, ele fez um vídeo em que lava a camisa branca que contou que iria usar “para chegar impecável” na cerimônia. Nesta terça, antes de se isolar com os colegas, ele falou: “Hoje entro no conclave sem celular. Somente diante de Deus para votar em quem será o papa”.
Mais comedido, Jean Paul Vesco, cardeal da Argélia disse à imprensa: “Mal posso esperar”.No Facebook, ele mostrou a animação por participar da escolha do novo pontífice. “Hoje à noite, entrando no silêncio do conclave. Mal posso esperar! Esta instituição arcaica do século XI está a provar uma modernidade incrível no tempo da supermediação, das redes sociais e dos nossos vícios digitais. Chega de telefones ou internet, as janelas dos nossos quartos estão seladas… Vamos sair desta com a proclamação: ‘Habemus papam!’. Que aventura, de fato. Eu confio em mim mesmo e confio a nós a sua oração”, escreveu.
Já Timothy Dolan, cardeal conservador dos Estados Unidos, apontado como favorito pelo presidente Donald Trump, postou fotos com os demais colegas norte-americanos antes de partir para o isolamento. “Meus irmãos cardeais da América e eu deixamos o Pontifício Colégio Norte-Americano, onde estávamos hospedados, e estamos nos preparando para entrar no conclave. Trago suas intenções comigo! Por favor, mantenham-nos em suas orações”. Por sua vez, Mykola Bychok, cardeal ucraniano e o membro mais jovem do conclave, com 45 anos, agradeceu às mensagens que vem recebendo: “Hoje começa o conclave. Vou mudar-me para o Vaticano agora mesmo. Nos últimos dias, tenho recebido muitas mensagens de diferentes países do mundo a tranquilizar-me sobre a oração neste momento importante para a Igreja Católica. Muito obrigado por isto. Encorajando-o a continuar suas orações por mim e por todos os cardeais, para que o Espírito Santo nos guie de uma forma especial na escolha do nosso próximo pontífice”.