As empresas que estão sorrindo à toa após show de Lady Gaga no Rio
Entre os patrocinadores, Corona e Spotify tiveram maior engajamento junto ao público

O show de Lady Gaga na noite deste sábado, 3, levou mais de 2 milhões de pessoas à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e fez com que a própria cantora e os patrocinadores capitalizassem positivamente em torno do evento. A passagem da popstar, por exemplo, rendeu a ela mais de 1 milhão de novos seguidores no Instagram, durante a semana em que marcou a presença dela no país; somente no domingo, 4, foram 623 mil novos fãs, de acordo com dados da plataforma de estatísticas Social Blade. Atualmente, a cantora conta com 60,4 milhões de seguidores.
“É nítido que as pessoas estão buscando e valorizando muito mais a experiência. Esses eventos extrapolam as fronteiras do entretenimento e interferem diretamente em diversas áreas da economia”, analisa Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil.
As marcas envolvidas com o espetáculo também ganharam. Foram mais de 10 patrocinadores envolvidos, que aproveitaram o momento para se tornarem verdadeiras vitrines de exposição, com ativação das marcas e oportunidade de novas experiências junto ao público. Tudo isso gerou engajamento nas redes sociais, e de acordo com estudo da Buzzmonitor, que faz o monitoramente das menções de publicações nas redes sociais, as campeãs de audiência foram a Corona e o Spotify.
O Spotify teve 3% das citações, se tornando a artista internacional mais ouvida na plataforma, com alcance para 27 músicas de Lady Gaga. Já a Corona, que detém a marca de cervejas Ambev, teve 2% das citações com ações durante o show. Com 1%, apareceram Americanas, Empório do Chico, Union Veículos, Roldão Atacadista, La Belle Cake e Cagece, a Companhia de Água e Esgoto, que não necessariamente patrocinaram diretamente o evento.
“Ativar uma marca hoje vai muito além de estar presente — é ser relevante no momento certo, criando experiências que marcam a memória afetiva do consumidor”, diz Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e referência em assuntos ligados à inovação e ao design de futuros, que acrescenta. “As marcas não estão apenas expondo seus nomes, mas criando experiências que geram conexão emocional com o público. Ativações em eventos desse porte potencializam o alcance, posicionamento e engajamento de marca de forma orgânica e massiva”, acrescenta Bruno Brum, CMO da Agência End to End, hub de soluções e engajamento para o mercado.
Segundo números da organização do evento, o orçamento para o show de Lady Gaga vem 90% de patrocinadores privados, e entre eles, de companhias como Corona -essa a principal patrocinadora, além de Latam, Santander e Itaú. Já a TV Globo, que fez a transmissão oficial, também conseguiu vender todas as oito cotas de patrocínio, de forma integral para Corona, Santander, 99, C&A e Zé Delivery, e outras três com entregas digital, casos de Absolut, Deezer e Dove.