Ana Clara, embaixadora da Bienal do Livro: ‘leitura muda vidas’
Apresentadora ficou conhecida por ler sete livros no BBB18

Ana Clara é a nova embaixadora da Bienal do Livro de 2025, que ocorre entre os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. A relação da apresentadora com livros já vem de longe – tanto que mostrou um pouco de sua paixão no BBB 18, edição da qual participou. No confinamento, leu sete obras. Não à toa o hábito foi proibido no ano seguinte – para que os participantes do reality interagissem mais uns com os outros. “Tenho uma relação com a Bienal desde criança, como consumidora do evento. Estar lá como uma representante do evento significa muito para mim, pessoalmente e profissionalmente também, porque é uma área, é um nicho que tenho o maior prazer, o maior orgulho em me atrelar, porque a leitura muda a vida das pessoas”, diz ela à coluna GENTE.
Em um mundo dominado pelas redes sociais, a apresentadora defende que ler é um hábito que precisa ser praticado para se tornar parte da rotina. “A leitura, não só pelas histórias, amplia nosso conhecimento e nossa cultura. O hábito de ler leva a gente mais longe, permite que a gente se comunique melhor, que se faça entender de uma maneira mais clara. A leitura traz clareza de ideias, traz facilidade de comunicação muito grande”.
Para Ana Clara, a geração atual sempre está às pressas para realizar atividades, principal desculpa para justificar a ausência de livros em suas vidas. “A falta de tempo não é bem uma desculpa boa, plausível. É uma escolha. Você escolhe não ler e usar o celular. Você escolhe não ler e ver uma série. Você escolhe não ler e assistir um filme. O celular, a televisão, a internet, rouba um tempo que seria muito útil pra ler. São escolhas”, argumenta.