A postagem de jogador brasileiro que fez time perder patrocínio da Honda
Integrante do eSports publica foto de bomba após derrota para japoneses

Uma postagem do jogador brasileiro Lucas “DiasLucas”, integrante da Team Liquid, um dos principais de eSports, fez sua equipe perder um contrato milionária com a sua principal patrocinadora, a multinacional Honda. DiasLucas publicou a foto de uma bomba atômica explodindo após derrota para a CAG Osaka, do Japão, na disputa do campeonato internacional Reload, disputado no Rio de Janeiro, com a frase: “Ganhamos da FaZe e perdemos para a poderosíssima CAG. Bola para a frente e até o próximo campeonato”, escreveu o jogador, na plataforma X, em uma publicação acompanhada de um gif de uma bomba atômica explodindo.
Após a repercussão negativa, o atleta do time de Rainbow Six pediu desculpas, mas já era tarde. A Honda, que é originária do Japão, rompeu o contrato de patrocínio, firmado em 2019. “A Team Liquid é uma gigante multinacional dos eSports e a barra é naturalmente muito alta. Representar grandes marcas e falar para milhões de pessoas vem com a responsabilidade de simbolizar histórias, cultuas e valores, o que é especialmente importante para os japoneses”, aponta Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil, com experiência em marketing esportivo, comunicação, inovação e ESG no mundo dos esportes.
“Patrocinar é a busca pela troca de atributos, por associar-se com instituições, eventos, momentos que tenham sinergia entre as partes. É uma responsabilidade grande ser patrocinado, afinal você carrega a imagem da empresa”, analisa Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo. “Os atletas precisam entender a responsabilidade que possuem ao usar as redes sociais. Acredito ser de bom tom que a marca analise o acontecido, reuna com os responsáveis e considere o que o atleta tem a dizer sobre o erro, que neste caso, acaba afetando toda a equipe. Parcerias são fortalecidas em momentos difíceis como esse, eu mesmo torço para que tudo se resolva e os pedidos de desculpas sejam aceitos”, aponta Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
Vale lembrar que o Japão sofreu ataques nucleares dos Estados Unidos, nas cidades de Hiroshima e Nagakasi, em 1945, em um dos episódios mais avassaladores da história do país, levando à rendição daquele país na Segunda Guerra Mundial. Estima-se que até 250 mil japoneses tenham perdido a vida. A Team Liquid, que é uma organização internacional, mas possui atletas brasileiros em seu elenco, anunciou medidas disciplinares e penalizou o brasileiro com uma multa equivalente a quatro meses de seu salário. Além disso, afirmou que vai publicar um programa de treinamento sobre mídias e sensibilidade cultural para todos os jogadores e treinadores da equipe nos próximos seis meses.