A polêmica medida do premiê britânico Rishi Sunak ao comércio de cigarros
Iniciativa tem como objetivo eliminar o tabagismo entre os jovens

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, propôs no inicio do mês uma medida que visa criminalizar a comercialização de cigarros no país. A proposta é aumentar, anualmente, em um ano a idade legal para que as pessoas possam comprar cigarros. O objetivo é gradualmente tornar ilegal para toda a população a compra de cigarros e eliminar o tabagismo entre os jovens.
Atualmente é ilegal vender cigarros ou produtos de tabaco a menores de 18 anos em todo o Reino Unido. A mudança tornaria crime a venda de produtos de tabaco a qualquer pessoa nascida em ou após 1º de janeiro de 2009. “Isto tem o potencial de eliminar gradualmente o tabagismo entre os jovens quase completamente já em 2040”, diz um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.
Se o Parlamento aprovar a proposta, a alteração jurídica só se aplicará em Inglaterra – e não na Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. “As pessoas começam a fumar quando são jovens. Quatro em cada cinco fumantes começaram a fumar aos 20 anos. Mais tarde, a grande maioria tenta desistir… se conseguíssemos quebrar esse ciclo, se conseguíssemos parar o início, estaríamos no caminho certo para acabar com a maior causa de mortes e doenças evitáveis no nosso país”, disse o primeiro-ministro.