Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

A ideia de empresários para salvar toneladas de alimentos do desperdício

Leonardo Mencarini e Lucas Rolim são fundadores da Mercado Único

Por Giovanna Fraguito Atualizado em 20 ago 2024, 11h43 - Publicado em 17 ago 2024, 10h00

Leonardo Mencarini, 30 anos, e Lucas Rolim, 28, se conheceram na universidade de Stanford, na Califórnia, em 2022. Buscando empreender em um mercado que gerasse impacto socioambiental, encontraram um desafio relacionado ao estoque excedente das indústrias de alimentos e bebidas. Juntos, criaram o Mercado Único, empresa que utiliza tecnologia para solucionar o problema.

Atualmente a dupla trabalha com quatro multinacionais de alimentos. “O Mercado Único é uma plataforma B2B que utiliza Inteligência Artificial, tecnologia de ponta e dados para otimizar a gestão e as vendas do estoque excedente das indústrias. A empresa conecta automaticamente fornecedores a varejistas e distribuidores, oferecendo produtos com baixa rotatividade ou próximos do vencimento com descontos. Apenas no primeiro semestre de 2024 evitamos o desperdício de 200 toneladas de alimentos. E em 2025 planejamos evitar a perda de mais de 10.000 toneladas”, explica Leonardo, formado em direito, com MBA pela FGV, além de ser cofundador e ex-CEO da marca de vinhos Veroni. Já Lucas é mestre em engenharia da computação pela UFRJ e ex-diretor de Data & Analytics da Hurb.

Uma das funcionalidades da plataforma é um modelo de leilão automatizado. A indústria informa o preço mínimo e os compradores enviam os valores que estão dispostos a pagar. Quanto mais próximo do vencimento, maiores são os descontos. “Existem diversos compradores menores buscando itens com desconto e aptos a comercializar os produtos de forma veloz. Principalmente mercados, cozinhas industriais, caterings e hotéis. Os compradores mais frequentes são os mercados que atendem populações de baixa renda”, diz Leonardo, que pensa em expandir a atuação, ofertando outras categorias que apresentam o desafio do desperdício, como o setor de cosméticos e itens de higiene.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.