A farmacêutica nordestina que vai levar pesquisa ao espaço
Pernambucana de 32 anos participará de missão especial
Quem nunca sonhou em conhecer o espaço? Para muitos, é apenas uma metáfora. Para outros, um objetivo concreto. É o caso da pernambucana Isabel Fernandes, de 32 anos, que estará na Missão Espacial para a Democratização do Espaço, promovida pela Space Exploration and Research Agency (Sera).
Nascida no Sertão de Pernambuco, Isabel é farmacêutica e doutoranda em Biologia Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na instituição, ela pesquisa novas e mais eficazes formas de tratamento contra o câncer em condições de microgravidade – ambiente em que o peso é quase nulo. Por trás da viagem, há mais que o desejo de explorar o universo: há o propósito de ampliar o alcance da ciência brasileira além da Terra.
“A missão me inspira a olhar para além do horizonte. Não é só sobre ir para o espaço, é sobre levar a representatividade e a ciência da microgravidade para a próxima fronteira”, disse a pernambucana em uma publicação no Instagram
Na missão, , Isabel terá a oportunidade de ser uma “astronauta por um dia”, viajando a bordo de uma das cápsulas New Shepard, o foguete reutilizável da Blue Origin, empresa de turismo espacial fundada por Jeff Bezos. O voo dura cerca de 10 minutos – tempo suficiente para cruzar a fronteira entre a Terra e o espaço, sentir a ausência de gravidade e até contemplar a curvatura do planeta.
Vale lembrar que, em abril deste ano, o mesmo foguete levou cinco mulheres ao espaço, entre elas Katy Perry. Agora, pela primeira vez, brasileiros terão a chance de viver essa experiência fora do planeta.
Flamengo x Santos no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Mirassol x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
A visita ‘para inglês ver’ do príncipe William ao Rio
Assombração? Plenário do Senado tem dois senadores feridos em questão de horas
Criadores de ‘Stranger Things’ quebram silêncio sobre denúncia contra David Harbour







