A crítica de Jean Wyllys que fez elenco de ‘Vale Tudo’ se manifestar
Ex-deputado Federal falou sobre os motivos que estariam por trás dos baixos números de audiência da novela de Manuela Dias; leia a íntegra

Matheus Nachtergaele, Paolla Oliveira, Luis Lobianco, Malu Galli, Belize Pombal, e até a própria autora Manuela Dias se manifestaram após Jean Wyllys publicar uma análise crítica da baixa audiência de Vale Tudo em seu perfil no Instagram. O ex-deputado Federal saiu em defesa da autora, de quem é amigo pessoal, citando alguns atores que julga serem destaques na novela da TV Globo. O elenco, claro, correu para comentar a postagem de forma positiva. A seguir, o que diz o “noveleiro” Wyllys a respeito das novas percepções de recepção de novelas e seu consumo diante das recentes mudanças tecnológicas.
“A recepção da nova versão de Vale Tudo revela o colapso dos antigos modelos de audiência e a emergência de uma recepção ruidosa, circular e marcada pelas bolhas digitais. Com a mutação nos meios de comunicação, o surgimento da internet e a consolidação da convergência digital, era inevitável que um elemento crucial da comunicação também sofresse alterações profundas: a audiência — ou seja, a recepção. Saímos das “sombras das maiorias silenciosas”, expressão cunhada por Jean Baudrillard para descrever a passividade das massas diante dos meios de comunicação de massa, rumo a uma recepção complexa, circular, hipertextual e ruidosa.
Se antes as respostas aos conteúdos exibidos pela televisão eram mediadas por índices estatísticos silenciosos — como os dados do Ibope — ou, no máximo, pelos grupos de discussão utilizados pelas emissoras para ajustar tramas de telenovelas, hoje as respostas emergem em tempo real por meio dos comentários nas redes sociais. Cada bolha de usuários atua como um filtro que interpreta e reverbera os conteúdos midiáticos com base em suas crenças, afetos e preconceitos.
As emissoras de televisão, bem como os antigos “mediadores de audiência dos meios de massa”, ainda não sabem lidar com essa nova audiência, tampouco medi-la de forma eficaz. Os trending topics podem fornecer pistas, mas estão longe de oferecer uma métrica confiável — sobretudo porque, muitas vezes, são manipulados por estratégias coordenadas que incluem bots e robôs digitais.
Nesse cenário, há uma contradição evidente: os próprios usuários seguem fetichizando os números dos antigos medidores de audiência — porque os canais de TV ainda os utilizam como referência — ao mesmo tempo em que produzem e compartilham conteúdos sobre programas que supostamente “fracassaram” em audiência. O caso mais recente e eloquente dessa contradição é a recepção do remake da novela Vale Tudo.
@julinhoandrade faz de Rubinho quase um herói — algo que Daniel Filho não propôs. @humbertocarrao , um dos melhores de sua geração se sai menos bem, rasura um pouco a imagem do filhinho de mamãe engajado politicamente por causa de sua aparência, mas compensa com atuação honesta. @cauareymond, @renatogoess estão irretocáveis, assim como @mathnachtergaele , @karineteles e @belizepombal. Já as talentosíssimas @malugalli e @deborablochoficial são simplesmente hipnóticas. É um prazer estético e emocional vê-las em cena.
A nova Vale Tudo é um acerto em todos os sentidos — inclusive por despertar a ira de parte da audiência. Porque é justamente esse ruído que sinaliza que estamos diante de uma nova forma de recepção. E, com ela, de um novo modo de existir na cultura”.