Zina Bethune (1945-2012)
Bailarina, coreógrafa e atriz da série As Enfermeiras, Zina Bethune, nome artístico de Zina Feeley, morreu atropelada por dois carros no dia 12 de fevereiro. O acidente ocorreu quando a atriz de 66 anos parou seu automóvel para ajudar um animal que parecia ter sido atropelado. Quando ela se encaminhava em direção ao animal, um […]
Zina Bethune em participação especial na série ‘O Planeta dos Macacos’ da década de 1970. Cliquem na imagem para ampliar.
Bailarina, coreógrafa e atriz da série As Enfermeiras, Zina Bethune, nome artístico de Zina Feeley, morreu atropelada por dois carros no dia 12 de fevereiro. O acidente ocorreu quando a atriz de 66 anos parou seu automóvel para ajudar um animal que parecia ter sido atropelado.
Quando ela se encaminhava em direção ao animal, um carro a atropelou, jogando-a para o outro lado da rua, onde ela teria sido atropelada e arrastada alguns metros por outro carro que passava no sentido oposto. Segundo a imprensa americana, nenhum dos dois motoristas parou para prestar socorro. A atriz recebeu atendimento médico, mas foi declarada morta no local. A polícia busca por testemunhas que possam auxiliar na identificação dos motoristas.
Shirl Conway e Zina Bethune em ‘As Enfermeiras’, na década de 1960. Cliquem na imagem para ampliar.
Zina nasceu no dia 17 de fevereiro de 1945, em Nova Iorque, filha da atriz russa Ivy Bethune e de William Charles Bethune. Começou a dançar balé aos quatro anos de idade. Aos seis, iniciou seus estudos no School of American Ballet, sob o comando de George Balanchine.
Aos 14 anos precisou superar problemas de escoliose e lindefema, que causa edemas nas pernas, para integrar o corpo de bailarinos do New York City Ballet.
Ao longo de sua carreira, ela integrou as companhias do The Royal Danish Ballet, Nevada Dance Theatre e San Francisco Ballet Theatre. Entre as montagens nas quais tomou parte estão O Lago do Cisne, Romeu e Julieta, O Quebra-Nozes, O Cisne Negro, Giselle, Don Quixonte e A Bela Adormecida, entre outras.
Ela também esteve em montagens de musicais como Oklahoma e Sweet Charity.
Em 1956, iniciou uma carreira de atriz em paralelo à de bailarina. Na TV, teve participações em episódios de Cidade Nua, 100 Homens Marcados/Cain’s Hundred, Rota 66, Os Invasores, Lancer, Gunsmoke, O Planeta dos Macacos, Emergência, Chip’s, The Next Step Beyond, Hardy Boys, Os Novos Centuriões/Police Story e O Quinteto, entre outras.
Entre 1962 e 1964, Zina estrelou a série As Enfermeiras/The Nurses, na qual interpretava Gail Lucas, uma enfermeira em início de carreira, que estava sob a orientação de Liz Thorpe (Shirl Conway, falecida em 2007, aos 90 anos), uma profissional mais experiente. Na segunda temporada, a série foi rebatizada de The Doctors and the Nurses e transformada em novela, com exibições diárias no período da tarde, sendo produzida até 1967.
Zina em 2010
No cinema, Zina estrelou o primeiro filme de Martin Scorsese, Quem Bate a Minha Porta?/Who’s That Knocking at My Door, curta produzido em 1965 como conclusão de curso e lançado em 1967.
Zina deixou a carreira de atriz em 1982 (voltando esporadicamente) para dedicar-se ao Infinite Dreams, originalmente batizado com o nome de Dance Outreach, programa que criou para ensinar balé a crianças com problemas físicos e mentais como forma de terapia, em escolas públicas.
Em 1988, o governo da China convidou Zina a apresentar o programa para as crianças chinesas, o que gerou a produção do documentário Infinite Dreams in China – A Portrait of Zina Bethune.
Entre suas demais atividades estavam a Zina Bethune and Company, criada em 1969, e a Theatre Bethune companhia criada em 1980.
Em 1970, Zina casou-se com Sean Feeley, técnico em efeitos visuais, de quem adotou o sobrenome e com quem ainda estava casada. Não consta que o casal tenha tido filhos.
No vídeo abaixo, Zina participa do The Judy Garland Show, na década de 1960, época em que estrelava a série As Enfermeiras.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Y_TrNjmvjO0&w=620&h=330%5D







