Zina Bethune (1945-2012)
Bailarina, coreógrafa e atriz da série As Enfermeiras, Zina Bethune, nome artístico de Zina Feeley, morreu atropelada por dois carros no dia 12 de fevereiro. O acidente ocorreu quando a atriz de 66 anos parou seu automóvel para ajudar um animal que parecia ter sido atropelado. Quando ela se encaminhava em direção ao animal, um […]


Zina Bethune em participação especial na série ‘O Planeta dos Macacos’ da década de 1970. Cliquem na imagem para ampliar.
Bailarina, coreógrafa e atriz da série As Enfermeiras, Zina Bethune, nome artístico de Zina Feeley, morreu atropelada por dois carros no dia 12 de fevereiro. O acidente ocorreu quando a atriz de 66 anos parou seu automóvel para ajudar um animal que parecia ter sido atropelado.
Quando ela se encaminhava em direção ao animal, um carro a atropelou, jogando-a para o outro lado da rua, onde ela teria sido atropelada e arrastada alguns metros por outro carro que passava no sentido oposto. Segundo a imprensa americana, nenhum dos dois motoristas parou para prestar socorro. A atriz recebeu atendimento médico, mas foi declarada morta no local. A polícia busca por testemunhas que possam auxiliar na identificação dos motoristas.
Zina nasceu no dia 17 de fevereiro de 1945, em Nova Iorque, filha da atriz russa Ivy Bethune e de William Charles Bethune. Começou a dançar balé aos quatro anos de idade. Aos seis, iniciou seus estudos no School of American Ballet, sob o comando de George Balanchine.
Aos 14 anos precisou superar problemas de escoliose e lindefema, que causa edemas nas pernas, para integrar o corpo de bailarinos do New York City Ballet.
Ao longo de sua carreira, ela integrou as companhias do The Royal Danish Ballet, Nevada Dance Theatre e San Francisco Ballet Theatre. Entre as montagens nas quais tomou parte estão O Lago do Cisne, Romeu e Julieta, O Quebra-Nozes, O Cisne Negro, Giselle, Don Quixonte e A Bela Adormecida, entre outras.
Ela também esteve em montagens de musicais como Oklahoma e Sweet Charity.
Em 1956, iniciou uma carreira de atriz em paralelo à de bailarina. Na TV, teve participações em episódios de Cidade Nua, 100 Homens Marcados/Cain’s Hundred, Rota 66, Os Invasores, Lancer, Gunsmoke, O Planeta dos Macacos, Emergência, Chip’s, The Next Step Beyond, Hardy Boys, Os Novos Centuriões/Police Story e O Quinteto, entre outras.
Entre 1962 e 1964, Zina estrelou a série As Enfermeiras/The Nurses, na qual interpretava Gail Lucas, uma enfermeira em início de carreira, que estava sob a orientação de Liz Thorpe (Shirl Conway, falecida em 2007, aos 90 anos), uma profissional mais experiente. Na segunda temporada, a série foi rebatizada de The Doctors and the Nurses e transformada em novela, com exibições diárias no período da tarde, sendo produzida até 1967.

Zina em 2010
No cinema, Zina estrelou o primeiro filme de Martin Scorsese, Quem Bate a Minha Porta?/Who’s That Knocking at My Door, curta produzido em 1965 como conclusão de curso e lançado em 1967.
Zina deixou a carreira de atriz em 1982 (voltando esporadicamente) para dedicar-se ao Infinite Dreams, originalmente batizado com o nome de Dance Outreach, programa que criou para ensinar balé a crianças com problemas físicos e mentais como forma de terapia, em escolas públicas.
Em 1988, o governo da China convidou Zina a apresentar o programa para as crianças chinesas, o que gerou a produção do documentário Infinite Dreams in China – A Portrait of Zina Bethune.
Entre suas demais atividades estavam a Zina Bethune and Company, criada em 1969, e a Theatre Bethune companhia criada em 1980.
Em 1970, Zina casou-se com Sean Feeley, técnico em efeitos visuais, de quem adotou o sobrenome e com quem ainda estava casada. Não consta que o casal tenha tido filhos.
No vídeo abaixo, Zina participa do The Judy Garland Show, na década de 1960, época em que estrelava a série As Enfermeiras.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Y_TrNjmvjO0&w=620&h=330%5D