Zalman King (1942-2012)
Ator, diretor, produtor e roteirista, Zalman King faleceu esta tarde, dia 3 de fevereiro, aos 69 anos, vítima de câncer. A notícia foi originalmente divulgada pelo ator Charlie Sheen, amigo de longa data, em seu perfil do Facebook e confirmada pela imprensa. Na mensagem Charlie diz: ‘o mundo perdeu hoje uma alma brilhante e nobre. Meu […]


Zalman King em 2011
Ator, diretor, produtor e roteirista, Zalman King faleceu esta tarde, dia 3 de fevereiro, aos 69 anos, vítima de câncer. A notícia foi originalmente divulgada pelo ator Charlie Sheen, amigo de longa data, em seu perfil do Facebook e confirmada pela imprensa.
Na mensagem Charlie diz: ‘o mundo perdeu hoje uma alma brilhante e nobre. Meu querido amigo há 40 anos, Zalman King, acaba de perder sua luta contra o câncer. Lutou como um fuzileiro até o último minuto. Façam uma oração para Pat, sua incrível esposa, e suas adoráveis filhas. Boa viagem meu amigo’.
Zalman Lefkovitz nasceu no dia 23 de maio de 1942 em Trento, Nova Jersey. Ele iniciou sua carreira artística como ator, na década de 1960, tendo feito participações especiais em algumas séries de TV.
Entre 1964 e 1979, King foi visto em episódios de Alfred Hitchcok Apresenta, Mr. Novak, Os Monstros, The Loner, Bonanza, O Agente da UNCLE, Cimarron Strip, Judd, Adam-12, Terra de Gigantes, Daniel Boone, Têmpera de Aço, The F.B.I. e As Panteras, entre outras, geralmente interpretando jovem arruaceiro ou desajustado.
Entre 1965 e 1967, King teve participações em vários episódios de Gunsmoke, entre eles, The Jailer, que também contou com as presenças de Bette Davis, Bruce Dern e Tom Skerritt. Já sua participação em Terra de Gigantes rendeu a Gary Conway, um dos protagonistas da série, uma costela quebrada, na cena em que ele e King brigam no episódio Perdidos.
Em 1969, King passou a integrar o elenco de The Young Lawyers, sobre um advogado (Lee J. Cobb) que contrata jovens auxiliares para prestarem serviços a clientes de baixa renda ou mesmo indigentes. King interpretou Aaron, um advogado idealista. A série foi cancelada em 1971, com apenas 24 episódios produzidos. Apesar da curta duração, a série ganhou uma versão em quadrinhos.
Na década de 1980, ele passou a atuar também como produtor e diretor. Entre 1992 e 1996, dirigiu e produziu a série O Diário dos Sapatos Vermelhos, do canal Showtime, estrelada por David Duchovny. Ele também fez ChromiumBlue.com e Body Language.
No cinema, King dirigiu o filme Orquídea Selvagem e Um Toque de Sedução, além de produzir Nove Semanas e Meia de Amor e Marcas de uma Paixão, entre outros.
Desde 1963 ele era casado com Patricia Louisianna Knopp, produtora e roteirista, com quem teve duas filhas, Chloe King e Gillian Lefkowitz.
Cliquem na segunda foto para ampliar.