Vencedores do BAFTA TV 2016
A British Academy of Film and Television Arts realizou esta noite, dia 8 de maio, a entrega do prêmio BAFTA para os melhores da televisão. Disputaram o prêmio produções que foram exibidas no Reino Unido entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015, seja por transmissão regional ou nacional. Para entender a premiação do BAFTA: […]
A British Academy of Film and Television Arts realizou esta noite, dia 8 de maio, a entrega do prêmio BAFTA para os melhores da televisão. Disputaram o prêmio produções que foram exibidas no Reino Unido entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015, seja por transmissão regional ou nacional.
Para entender a premiação do BAFTA: a Academia Britânica considera como minissérie toda e qualquer produção dramática que tenha entre dois e cinco episódios produzidos. Séries dramáticas devem ter seis a dezenove episódios por temporada. Já as produções que oferecem o mínimo de vinte episódios por ano são consideradas novelas ou séries de longa duração. Em cada categoria, apenas um episódio é avaliado.
A grande vencedora da noite foi Wolf Hall, que teve um total de dez indicações, das quais ganhou quatro prêmios, incluindo o de melhor série dramática e o de melhor ator em drama, para Mark Rylance. Este é o terceiro prêmio de Rylance, que já levou dois BAFTAs por seu trabalho no cinema.
Wolf Hall foi de fato a melhor produção dramática britânica do ano passado. Trata-se da adaptação da obra de Hilary Mantel, que narra a trajetória de Thomas Cromwell (Rylance) na corte de Henrique VIII (Damian Lewis). A história é apresentada sob o ponto de vista de Cromwell, relegando Henrique e suas esposas à função de coadjuvantes.
Com uma visão antropológica e racional dos fatos que levaram a Inglaterra a se afastar da igreja católica, bem como à morte de diferentes personagens que transitavam pela corte, a série troca o sensacionalismo, as cenas de sexo gratuitas e o dramalhão pelo intimismo dos personagens, ao apresentar os aspectos psicológicos e humanos de cada um.
Suranne Jones levou o prêmio de melhor atriz dramática pela série Doctor Foster, série já renovada para sua segunda temporada. Este é o primeiro BAFTA da atriz. Aqui ela interpreta a Dra. Gemma Foster, uma mulher extremamente controladora que descobre que sua vida perfeita não existe. Quando ela começa a desconfiar de que seu marido tem uma amante, Gemma se torna obcecada em descobrir a verdade. Assim, inicia uma investigação que afeta profundamente seu estado mental e emocional, bem como a forma como vê a vida.
Estas duas produções chegaram ao Brasil pelo site de streaming Netflix.
Na categoria comédia, a vencedora foi Peter Kay’s Car Share, que também deu a Peter Kay o prêmio de melhor ator em série cômica. Este é o primeiro BAFTA do ator. A produção tinha sido indicada a cinco prêmios, saindo vencedora em duas.
A sitcom é uma produção quase totalmente situada dentro de um carro. A história acompanha a trajetória diária de John Redmond (Kay) e de sua colega Kayleigh Kitson (Sian Gibson) para o trabalho. Os dois são funcionários de um supermercado que cria um programa de caronas entre empregados. Forçados a dividir o mesmo carro para ir e voltar do trabalho, os dois tentam transformar este momento indesejado em algo tolerável. Aos poucos, e sem perceber, os dois vão se tornando amigos.
Na categoria minissérie, a vencedora foi a última temporada de This Is England ’90, que levou mais dois prêmios, o de atriz coadjuvante para Channel Cresswell, que recebeu seu primeiro BAFTA; e o de diretor para Shane Meadows, que também é o criador da série. Durante o evento, Meadows disse a jornalistas que ainda não está descartada a possibilidade de ser produzido um novo filme, ou mesmo uma versão teatral, que daria continuidade à história da série.
Esta é uma versão televisiva do filme lançado nos cinemas em 2006 com o mesmo nome. Cada temporada da série é identificada pelo ano em que a história é situada: This Is England ’86, This Is England ’88 e This Is England ’90, que encerrou sua produção. Situado no ano de 1983, o filme apresentou a subcultura skinhead a partir da história de um menino de 12 anos, bem como de sua família e amigos. A versão televisiva dá continuidade à história do rapaz.
A vencedora na categoria série internacional foi Transparent, que desbancou as americanas The Good Wife e Narcos, bem como a francesa Spiral. A série Poldark foi escolhida pelo voto popular, oferecido pela revista Radio Times.
A lista abaixo apresenta os vencedores nas categorias séries e minisséries. Confiram os indicados aqui.
Série Dramática
Wolf Hall – BBC2
Série Cômica
Peter Kay’s Car Share – BBC iPlayer
Minissérie
This is England ’90 – Channel 4
Série Internacional
Transparent – Amazon
Ator de Drama
Mark Rylance, por Wolf Hall – BBC2
Atriz de Drama
Suranne Jones, por Doctor Foster – BBC1
Ator de Comédia
Peter Kay, por Peter Kay’s Car Share – BBC iPlayer
Atriz de Comédia
Michaela Coel, por Chewing Gum – E4
Ator Coadjuvante
Tom Courtenay, por Unforgotten – ITV
Atriz Coadjuvante
Channel Cresswell, por This is England ’90 – Channel 4
Radio Times Audience Award (Voto Popular)
Poldark – BBC1
Categorias Técnicas
Talento de Destaque
Michaela Coel, Roteirista de Chewing Gum – E4
Diretor de Séries Ficcionais
Shane Meadows por This Is England ’90 – Channel 4
Roteiro de Drama
Russell T. Davies por Cucumber – Channel 4
Roteiro de Comédia
Rob Delaney e Sharon Horgan por Catastrophe – Channel 4
Trilha Sonora Original
Steven Price por The Hunt – BBC1
Vinheta de abertura
Fortitude – Sky Atlantic
Figurino
The Dresser (Telefilme) – BBC2
Design de produção
Jonathan Strange & Mr Norrell – BBC1
Fotografia
London Spy – BBC2
Som
Wolf Hall – BBC2
Edição
Wolf Hall – BBC2
Efeitos Visuais
Jonathan Strange & Mr Norrell – BBC1
Maquiagem e Penteado
The Dresser (Telefilme) – BBC2
#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */