Universal lança ‘Galactica’ e ‘Galactica 1980′ em DVD no Brasil
Os fãs de séries que ficaram ou vieram para São Paulo durante o feriadão terão oportunidade de participar do lançamento em DVD das séries Galactica – Astronave de Combate e de sua sequência, Galactica 1980, produção que deu origem ao remake da década de 2000. Nos EUA, a série original já foi lançada até em Blu-Ray, […]

Os fãs de séries que ficaram ou vieram para São Paulo durante o feriadão terão oportunidade de participar do lançamento em DVD das séries Galactica – Astronave de Combate e de sua sequência, Galactica 1980, produção que deu origem ao remake da década de 2000.
Nos EUA, a série original já foi lançada até em Blu-Ray, com áudio e legendas em português. Formato que os fãs não devem esperar que seja lançado por aqui. Mas, considerando que os seriados clássicos foram praticamente abolidos pelas distribuidoras de DVDs no Brasil, este lançamento pode ser considerado um grande presente para os fãs.
Organizado pelo Fã-Clube Battlestar Galactica Brasil, Livraria Cultura e Geek.Etc.Br, com o apoio da distribuidora Universal, o evento acontece hoje, dia 11 de julho, a partir das 15h na Livraria Cultura do Bourbon Shopping (Rua Turiassu, 2.100 – Piso 3 – Loja 211, Auditório com capacidade para 125 pessoas sentadas).
Durante o evento, com exibição de vídeos, serão realizadas premiações, quiz e um bate-papo com o jornalista Paulo Gustavo Pereira, com Roosevelt Garcia, especialista em séries e desenhos animados clássicos da TV, e Samir Fabiano, presidente do fã-clube. O lançamento também conta com a presença de fãs caracterizados como os personagens das duas séries.
Criada por Glen A. Larson (1937-2014), com base no livro Eram os Deuses Astronautas?, Galactica – Astronave de Combate teve apenas uma temporada com vinte e quatro episódios produzidos. A história narra a trajetória de uma raça de humanos, sobreviventes da destruição do planeta Kobol, que colonizou outros planetas. Ao todo são doze colônias. Mas, reza a lenda que uma 13ª tribo teria existido e colonizado um distante planeta chamado Terra.
A série começa quando os humanos das doze colônias são traídos durante um acordo de paz com os cilônios. Assim, sobreviventes dos ataques embarcam em uma viagem em busca da Terra. Sem saber se este lugar realmente existe, o Comandante Adama (Lorne Greene, de Bonanza) lidera a Galactica, última astronave de combate, e uma frota desmantelada de naves caindo aos pedaços protegidos por uma pequena esquadra de caças pilotados pelo Capitão Apollo (Richard Hatch), o Tenente Starbuck (Dirk Benedict), entre outros.
Ao longo da jornada, eles são perseguidos pelos Cilônios, que estão determinados a eliminar a raça humana. Para tanto, essas criaturas contam com a ajuda de Baltar (John Colicos), um humano que traiu seu povo e agora lidera uma das naves-mãe dos Cilônios, tendo como auxiliar Lúcifer (voz de Jonathan Harris no original), um cilônio que ‘deseja’ o comando.
Ao fim da primeira temporada, a série foi cancelada pela ABC. Mas os produtores conseguiram convencer os executivos do canal a dar uma nova chance à história. Assim, a série voltou reformulada. Com o título de Galactica 1980, foram produzidos mais dez episódios antes do cancelamento definitivo.
Com a nova roupagem, o público acompanhou a chegada dos sobreviventes à Terra, cerca de trinta anos após o início da jornada. Apollo morreu, Starbuck está desaparecido (um episódio especial mostra o que teria acontecido com ele), o Coronel Tigh (Terry Carter), Sheba (Anne Lockart) e Cassiopéia (Laurette Spang) também não estão mais na história. Apenas Adama e Boomer (Herb Jefferson Jr.), agora Coronel, permaneceram.
O capitão Troy (Kent McCord), que seria o garoto Boxey da série original, e seu colega, o Tenente Dillon (Barry Van Dyke), são os heróis dessa fase. Ao chegarem na Terra, a tripulação descobre que os humanos que vivem nesse planeta não são tão avançados quanto eles. Assim, decidem entrar em contato com os melhores cientistas do planeta para oferecer-lhes as informações necessárias para que a Terra possa evoluir tecnológica e cientificamente. O objetivo é fazer com que os habitantes do planeta tenham condições de enfrentar os Cilônios, que estão chegando. Quando a jornalista Jamie Hamilton (Robyn Douglass) descobre a verdade sobre eles, se une ao grupo para ajudá-los em sua missão.
A primeira série conta com seis discos, áudio original e dublagem (original) em português, sem material Extra. A Universal informa que a dublagem original em português dos episódios Saga para um Mundo nas Estrelas (dividido em três partes), O Planeta Perdido dos Deuses (1ª parte) e Lenda Viva (dividido em duas partes) estava danificada (em todo o episódio ou em partes). Nestes casos, o áudio é substituído pelo original.
Já Galactica 1980 é dividida em três discos, com áudio original e dublagem original em português, sem material Extra. Segundo a distribuidora, a dublagem desta série está completa. As duas séries são oferecidas em um único box.
No vídeo, bastidores e cenas que não deram certo de Galactica (1978):
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=eTzhJ2eV1f0&w=620&h=330%5D