The Borgias em Dose Dupla
Coincidência? Na mesma época que o Showtime anunciava a intenção de produzir uma série estrelada pela família Bórgia, que viveu no período da renascença na Itália, Tom Fontana, criador de “Oz”, fechava um contrato com o Canal Plus da França para apresentar sua versão da mesma história. Produzida em parceria com a inglesa Helion Pictures, […]

Coincidência? Na mesma época que o Showtime anunciava a intenção de produzir uma série estrelada pela família Bórgia, que viveu no período da renascença na Itália, Tom Fontana, criador de “Oz”, fechava um contrato com o Canal Plus da França para apresentar sua versão da mesma história.
Produzida em parceria com a inglesa Helion Pictures, a alemã EOS e a francesa Lagardère Entertainment, através de sua subsidiária, a Atlantique Productions, “Borgia”, praticamente o mesmo título da produção americana, foi anunciada como uma minissérie de 12 episódios, com distribuição internacional da Beta Film GmbH.
Filmada na Inglaterra e trazendo episódios falados em inglês, a história foi adaptada por Fontana e Chris Albrecht, ex-diretor da HBO, canal que poderá se interessar em exibir a minissérie nos EUA, o que a levaria a competir com a produção do Showtime estrelada por Jeremy Irons. A equipe de produção também conta com a presença de Anne Thomopoulos, de “Roma” e “Band of Brothers”.
A minissérie acompanhará a trajetória dos membros da família Bórgia. Comparada por Fontana com as famílias de mafiosos da atualidade, os Bórgias, de origem espanhola, foram uma das mais importantes e influentes figuras da Itália renascentista.
Vivendo na mesma época que Leonardo da Vinci e Michelangelo, a família é chefiada por Rodrigo, que se tornou um dos mais crueis Papas a comandar o Vaticano e a igreja católica. Seus quatro filhos ‘não caíram longe da árvore’: Juan era um predador sexual; César, um homem violento e calculista, que teria sido a inspiração para o livro “O Príncipe”; e Lucrécia, que entrou para a história como assassina. Sobrou Gioffre, um jovem aparentemente inocente.
Orçada em 30 milhões de euros, cerca de 44 milhões de dólares, a série franco-alemã traz no elenco os atores John Doman (Rodrigo), de “Damages” e “Lei & Ordem”, Isolda Dychauk (Lucrécia), Diarmuid Noyes (Alessandro Farnese), Mark Ryder (Cesare Borgia), Assumpta Serna (Vannozza Catanei), Marta Gastini (Guilia Farnese), Andrea Sawatzki (Adriana De Mila), Stanley Weber (Juan Borgia), entre outros.
Fontana será o roteirista dos primeiros episódios, assumindo a posição de supervisor de roteiro dos demais. Esta é a primeira minissérie de Fontana para o mercado europeu. Tendo produzido clássicos da TV americana como “St. Elsewhere”, “Homicide: Life on the Street” e “Oz”, que ele criou, Fontana conheceu o fracasso com a série “The Philantropist”, produzida em 2009 com apenas sete episódios estrelados por James Purefoy. De lá para cá, ele vem se dedicado a desenvolver o projeto de “Borgias”, tendo, nesse meio tempo, produzido o premiado telefilme “You Don’t Know Jack”, com Al Pacino.
Se “Borgia” for um sucesso, poderá ser a primeira série/minissérie internacional do Canal +, que tem como objetivo abrir uma linha de produção nessa área. Atraindo outros nomes conhecidos do mercado americano e europeu, o canal francês tornaria suas produções competitivas no mercado internacional.
Tanto a produção francesa quanto a americana estão previstas para estrear em 2011.
Informações sobre a versão do Showtime aqui.
Cenas e bastidores de “Borgia”, produção de Tom Fontana
https://player.canalplus.fr/embed/flash/player.swf