Televisa prepara ‘Duality’ e remake de ‘Gran Hotel’
O Grupo Televisa é uma empresa mexicana que produz e exibe séries e outros programas para canais de sua região. Até agora se dedicando a oferecer produções faladas em espanhol (ou coproduzindo séries americanas), o grupo anunciou que começará a oferecer, também, séries em inglês, visando o mercado internacional. Desta forma, cada título será estrelado por um nome internacionalmente conhecido. A […]

O Grupo Televisa é uma empresa mexicana que produz e exibe séries e outros programas para canais de sua região. Até agora se dedicando a oferecer produções faladas em espanhol (ou coproduzindo séries americanas), o grupo anunciou que começará a oferecer, também, séries em inglês, visando o mercado internacional. Desta forma, cada título será estrelado por um nome internacionalmente conhecido.
A primeira série anunciada pelo grupo mexicano é Duality, criada por Barry Schkolnick (The Good Wife) e estrelada por Dougray Scott (Hemlock Grove). Duality acompanha as aventuras de uma equipe de elite que atua secretamente para o Departamento de Estado, CIA e agências de inteligência do México. Sua missão é a de prender os criminosos mais perigosos da América Latina.
A série foi aprovada graças a um acordo de coprodução firmado entre o governo canadense e 53 países. Pelas regras, produtores dos países que assinaram o acordo com o Canadá poderão receber financiamento para desenvolver ou participar de projetos que sejam criativa e economicamente vantajosos para os países envolvidos.

Dougray Scott (Foto: FilmMagic)
Por outro lado, o Televisa USA, que já vem coproduzindo séries em inglês nos últimos três anos, a exemplo de Chasing Life e Devious Maids, anunciou o que parece ser sua primeira produção original falada em inglês.
Trata-se de Gran Hotel, remake da série espanhola criada por Ramón Campos, que se inspirou na britânica Downton Abbey. A versão original foi cancelada após a terceira temporada, sendo que a série teve um total de 66 episódios produzidos.
Na versão original, a trama é situada em um hotel no ano de 1905. Em meio à rotina dos funcionários, hóspedes e proprietários do hotel, a história gira em torno de Júlio (Yon González), um jovem que tenta localizar sua irmã Cristina (Paula Prendes), uma camareira que desapareceu misteriosamente do hotel. Enquanto o caso é investigado pelo detetive Ayala (Pep Antón Muñoz), Julio se infiltra na ala dos empregados na esperança de encontrar pistas que o levem à Cristina.
Mais informações sobre o enredo e personagens aqui. No Brasil, Gran Hotel chegou pelo canal +Globosat, em março deste ano.
No remake da Televisa USA, a história é situada em Cuba, na década de 1950. O roteiro está a cargo de Stephen Kronish (24 Horas, The Kennedys), com coprodução da Lantica’s Pinewood Dominican Republic Studios.
Ainda não foram divulgados elencos ou previsão de estreia das duas produções.
As séries serão oferecidas a possíveis investidores e canais internacionais durante a MIPCOM, feira de audiovisual que acontece este mês em Cannes.
Vale mencionar que a Televisa também assinou em maio deste ano um acordo com a Sony Pictures Television para coproduzir doze séries em espanhol ao longo de cinco anos, para exibição em território mexicano e americano (através do canal UniMás). A distribuição na América Latina é da Sony, enquanto que a Televisa distribuirá estas produções para a Europa.
No vídeo, trailer da série espanhola Gran Hotel. Cliquem na primeira foto para ampliar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=enBnpGMSQmU&w=670&h=370%5D