Simon Ward (1941-2012)
Ator de teatro e cinema, visto na série The Tudors, Simon Ward faleceu no dia 20 de julho, aos 70 anos de idade, segundo informou seus representantes, a Shepherd Management, à imprensa britânica. A causa da morte não foi revelada mas, segundo a imprensa, a saúde do ator vinha declinando há algum tempo. Em maio […]


Simon Ward em ‘Os Três Mosqueteiros’, versão de 1973
Ator de teatro e cinema, visto na série The Tudors, Simon Ward faleceu no dia 20 de julho, aos 70 anos de idade, segundo informou seus representantes, a Shepherd Management, à imprensa britânica. A causa da morte não foi revelada mas, segundo a imprensa, a saúde do ator vinha declinando há algum tempo.
Em maio deste ano, uma virose o forçou a deixar o elenco da peça Pigmaleão, na qual interpretava Alfred Doolittle, o pai de Eliza. O ator também sofria de policitemia, uma doença crônica no sangue.
Simon Ward nasceu no dia 9 de outubro de 1941, em Beckenham, Kent, Inglaterra. Filho de um vendedor de carros, o ator iniciou sua carreira aos 13 anos de idade, quando uniu-se ao National Youth Theatre. Mais tarde ele estudou na Royal Academy of Dramatic Art, passando a atuar profissionalmente no teatro britânico. O ator chamou a atenção da crítica em 1967, quando estrelou a peça Loot.
Simon chegou na TV em 1964, fazendo participações especiais em teleteatros. Entre 1967 e 1968, ele foi o apresentador da série Jackanory, na qual atores conhecidos da Inglaterra sentados em uma cadeira, liam histórias infantis ou folclóricas, as quais eram ilustradas com desenhos não animados.

Como o Bispo Gardiner em ‘The Tudors’
Após algumas participações em minisséries e séries britânicas, o ator integrou o elenco de Judge John Deed, série jurídica produzida entre 2001 e 2007, na qual interpretou Sir Mony Everard, um dos opositores do juiz Deed, a partir da terceira temporada.
Entre 2009 e 2010, Simon foi visto na série The Tudors, na qual interpretou o Bispo Stephen Gardiner, secretário de Thomas Wolsey e depois de Henrique VIII, opositor de Cromwell e Cranmer, eleito Bispo de Winchester.
Em 1974, ele estrelou a versão cinematográfica de Criaturas Grandes e Pequenas, produção que teve origem na obra biográfica do veterinário James Perriott, a qual foi adaptada na TV com a série de mesmo nome produzida entre 1978 e 1990. Em 2011, a juventude de Perriott foi retratada na minissérie Young James.
No cinema, Simon esteve no elenco de filmes como If…, As Garras do Leão/Young Winston, que lhe rendeu sucesso internacional, Hitler: The Last Ten Days, Os Três Mosqueteiros, versão de 1973 com Michael York que gerou a sequência A Vingança de Milady, O Morro dos Ventos Uivantes, de 1992, e Supergirl, no qual interpretou Zor-El, pai da heroína.
Em paralelo à sua carreira no cinema e na TV, Simon se manteve ativo no teatro, onde continuou atuando até o início deste ano.
Em 1987, o ator foi encontrado caído na sarjeta, perto do rio Camden, com um ferimento profundo no crânio. Vítima de um assalto, Simon precisou passar por uma cirurgia no cérebro. A polícia nunca solucionou o caso.
Simon era casado com Alexandra Ward, com quem teve três filhas: Sophie Ward, atriz, Kitty Ward e Claudia Devlin. Em 1996, Sophie assumiu sua homossexualidade, encerrando seu casamento de oito anos com Paul Hobson, com quem teve dois filhos, para viver com a escritora Renna Brannan, com quem se casou em 2000.

Cena de ‘The Tudors’: (E-D) Simon Ward, Henry Cavill e Max Brown