Serviço de locação e venda de séries no Vimeo já está disponível no Brasil
Em setembro, o serviço de streaming Vimeo anunciou um acordo com a produtora Lionsgate pelo qual seriam disponibilizados filmes e séries para locação e aluguel em mais de 150 países. Este acordo faz parte do projeto do Vimeo de se tornar o primeiro serviço global de séries e programas de TV on-demand abrindo, desta forma, a janela […]

Em setembro, o serviço de streaming Vimeo anunciou um acordo com a produtora Lionsgate pelo qual seriam disponibilizados filmes e séries para locação e aluguel em mais de 150 países.
Este acordo faz parte do projeto do Vimeo de se tornar o primeiro serviço global de séries e programas de TV on-demand abrindo, desta forma, a janela da televisão internacional para o mundo, com títulos recém lançados e antigos.
Esta semana, o serviço começou a operar no Brasil com os títulos da Lionsgate. Mas quem tiver interesse em outras produções, poderá encontrar títulos de países como Israel, França, Alemanha, Dinamarca, etc. Produtos do canal Starz entrarão em breve.
Além das produções seriadas, o serviço também oferece reality shows, documentários e filmes (títulos lançados no Sundance e Toronto Festival, por exemplo). Também estão disponíveis diversos títulos produzidos de forma independente (produtores interessados em vender seus produtos através do Vimeo podem acessar esta página de contato).
O problema é que, ao contrário do Netflix, que está disponível via assinatura mensal, os vídeos do Vimeo estão sendo oferecidos mediante pagamentos por títulos, para locação ou venda, à la iTunes, sendo que alguns estão liberados apenas para a venda (pagamentos via cartão de crédito ou paypal). Quem alugar, poderá assistir aos vídeos durante um período de 30 dias; quem decidir comprar, poderá assisti-los quando quiser, enquanto os vídeos estiverem disponíveis no Vimeo (somente estão disponíveis para download vídeos que foram autorizados pelos produtores para este fim). Outro problema é que, apesar da compra estar disponível para o público brasileiro, os vídeos parecem não ter legendas (sendo que os títulos em outros idiomas trazem legendas em inglês).
Entre as séries da Lionsgate estão Mad Men, Weeds, Orange is the New Black, Blue Mountain State, Manhattan, Nurse Jackie, Casual, Feed the Beast, Ascension, Houdini, Deadbeat, Rosemary’s Baby, Guilt, Nashville e The Royals.
As séries do Starz que entrarão nas próximas semanas são The Girlfriend Experience, Ash vs Evil Dead e Black Sails; mas Boss já está disponível por ser uma série da Lionsgate.
Lembrando que o Netflix já disponibliza Orange is the New Black (que deverá manter a preferência para as estreias de novas temporadas), Mad Men, Ascension, Black Sails e Blue Mountain State; enquanto o Claro Vídeo oferece Nurse Jackie, Nashville e Weeds.
No Vimeo, também é possível encontrar alguns títulos bem mais antigos, como Peter Gunn, da década de 1950; O Homem Invisível, série britânica da década de 1950; e Gun, série antológica da década de 1990.
Entre as produções inéditas de outros países, podemos encontrar as duas primeiras temporadas da israelense Shitsel (que teve os dois primeiros episódios exibidos no Festival Telas de São Paulo em 2014); e a francesa Trepalium, que tem uma temporada produzida.
Os vídeos estão disponíveis para iOS, Android, Apple TV, Roku e Chromecast.
Segundo representantes do Vimeo na MIPCOM, feira de audiovisual que se realiza em Cannes, novos títulos serão incluídos ao longo dos próximos meses.