Séries americanas se preparam para o Upfront 2012
POSTAGEM ATUALIZADA EM 11 DE MAIO Este é um período que gera muita angústia em quem assiste aos seriados americanos. É quando se definem os cancelamentos e renovações das produções dos canais da rede aberta dos EUA. Séries que estão a perigo na audiência são canceladas para serem substituídas por novas produções, as quais têm […]

POSTAGEM ATUALIZADA EM 11 DE MAIO
Este é um período que gera muita angústia em quem assiste aos seriados americanos. É quando se definem os cancelamentos e renovações das produções dos canais da rede aberta dos EUA. Séries que estão a perigo na audiência são canceladas para serem substituídas por novas produções, as quais têm apenas dois meses (a partir da estreia em setembro) para conseguir conquistar um público antes de receber uma sentença de morte em novembro (primeira fase de cancelamento das novas produções que vão mal na audiência).
Os canais somente revelarão suas respectivas grades na semana que vem, mas a imprensa americana já vem divulgando algumas informações antecipadamente. Citando fontes internas, já que os canais, produtores e atores não se manifestam (ao menos em sua maioria) até a realização do Upfront, a imprensa anunciou esta tarde que a série 30 Rock conseguiu ser renovada para sua sétima e última temporada, algo que na verdade já era previsto. Esta última temporada deverá ser composta por apenas treze episódios, que deverão servir como despedida do elenco.
Criada e estrelada por Tina Fey, 30 Rock é uma co-produção da NBC Universal e da Universal Television, que tinham todo o interesse em vê-la acumular 100 episódios, número ideal para que uma série faça carreira em reprises nos canais regionais e gere lucro para os produtores. Essa marca foi atingida em 2011, com a quinta temporada. Portanto, as temporadas seguintes já podem ser consideradas ‘material extra’ para uma comédia que nunca conseguiu conquistar um grande público.
Outra série que sempre ‘capengou’ na audiência é Community que também teria sido renovada. A notícia já foi comentada pelo ator Joel McHale em seu perfil do Twitter, que agradeceu o constante apoio dos fãs. Tal qual 30 Rock, Community também teria recebido uma encomenda reduzida de treze episódos, ao invés de vinte e dois.
Nos últimos meses, os fãs de Community testemunharam a baixaria protagonizada por Dan Harmon, criador e showrunner da série, e Chevy Chase, ator que interpreta Pierce. A animosidade que existe entre os dois, e que até então era mantida nos bastidores, tornou-se pública quando Harmon decidiu compartilhar com os fãs os problemas que existem entre eles. Ainda não está claro se Harmon ou Chase continuarão na série. Além disso, Neil Goldman e Garrett Donovan, dois dos produtores, deixaram a equipe para desenvolver novos projetos para a Fox Television.
Essas questões poderiam até interferir na decisão da NBC sobre o futuro da série mas, visto que entre os produtores está a Universal Television, que tem interesse de ver Community gerando lucro em suas reprises, há interesse que ela seja renovada. Atualmente em sua terceira temporada, a série tem um total de 71 episódios. Treze episódios para a quarta temporada totalizarão 84 episódios. Ainda longe dos 100 episódios, normalmente desejados pelos produtores. De qualquer forma, Community já garantiu duas vendas para reprises: o site Hulu e o canal a cabo Comedy Central.
Outra série de baixa audiência que teve sua renovação anunciada pela imprensa americana é Parenthood, que também teria recebido a encomenda de um número reduzido de episódios para sua quarta temporada: quinze ao invés dos tradicionais vinte e dois.
Na verdade, apenas uma temporada de Parenthood teve a produção de vinte e dois episódios. Nas demais foram produzidos treze e dezoito. Portanto, se ela foi renovada para uma quarta temporada com quinze episódios, não chega a ser algo fora do comum, já que a série também não é nenhum grande sucesso de audiência, mas sempre escapa do cancelamento (afinal, ela é, atualmente, o único drama sobre relacionamentos familiares da NBC). A terceira temporada, já exibida nos EUA, registrou meros 5.11 milhões de telespectadores, ao vivo, com 1.9/5 de rating/share do público alvo.
Na ABC os executivos também começaram a se movimentar, renovando as séries que estão bem na audiência. O canal divulgará a lista oficial de renovações e novas produções na próxima terça-feira.
Entre as séries que, segundo a imprensa, já teriam sido renovadas pelo canal estão: Once Upon a Time, Suburgatory, Revenge, Modern Family, The Middle, Grey’s Anatomy e Castle. Um dos produtores de Once Upon a Time já se manifestou em seu perfil do Twitter, confirmando a informação.
A série Grey’s Anatomy deverá manter seu elenco principal. Esta semana foi divulgado que os atores Ellen Pompeo, Patrick Dempsey, Sandra Oh, Justin Chambers, James Pickens, Jr. e Chandra Wilson renovaram seus contratos para mais duas temporadas. Já Private Practice ainda estaria em negociações para uma renovação com um número de episódios reduzidos.
Com a renovação, Castle conseguirá chegar aos 100 episódios (103, para ser exata), o que permitirá que a série, co-produzida pela ABC Studios, faça uma boa carreira nas reprises. A TNT americana já fechou um acordo para começar a exibir as duas primeiras temporadas da série ainda este ano (as demais se seguirão).
Suburgatory e GCB são duas produções que estrearam pela ABC com a missão de substituir Desperate Housewives. Nenhuma delas conseguiu, mas a primeira registrou a média de 7.3 milhões de telespectadores ao vivo, com 2.6/5, enquanto GCB manteve a média de 5.8 milhões ao vivo, com 1.9/5 entre o público alvo, o que deverá levá-la ao cancelamento. Lembrando que a audiência média da ABC, até o início de abril, era de 8.4 milhões de telespectadores ao vivo, com 2.9/7 entre o público alvo. Veja como ler os números da audiência aqui.
Novas séries-novelas deverão ser encomendadas pelo canal este ano, em sua busca contínua para encontrar uma substituta para Desperate Housewives (da mesma forma que tentou encontrar um substituto para Lost).
Outras séries da ABC que teriam boas chances de renovação são Happy Endings, Last Man Standing, Don’t Trust The B—-, Scandal e Body Of Proof.
Enquanto isso, na Fox, além da renovação de Touch (como já comentado aqui), a imprensa americana garante que as séries animadas American Dad e Uma Família da Pesada também foram renovadas pelo canal. Todas teriam ganho temporadas completas.
O Upfront do canal NBC será no dia 14 de maio mas o anúncio oficial da grade de programação para a Temporada 2012-2013 deverá ser feito no domingo, dia 13. A Fox realizará seu Upfront no mesmo dia que a NBC, mas não pretende divulgar sua grade antes disso. O Upfront da ABC é no dia 15 de maio.
A postagem será atualizada conforme novas informações forem divulgadas pela imprensa até sábado, dia 12 de maio. Posteriormente, uma nova postagem será publicada com as informações oficiais dos canais.
Confiram aqui os projetos que teriam sido aprovados pela Fox, e aqui os da NBC.
ATUALIZAÇÃO (11/05/2012)
A imprensa americana também informa que a NBC renovou The Office, Parks and Recreation, Up All Night e Whitney, todas produções da NBC/Universal. Christina Applegate, de Up All Night, comentou a renovação em seu perfil do Twitter.
A primeira retorna com dois atores a menos: James Spader, que não renovou seu contrato, e Mindy Kaling, que estrela uma nova série para a Fox. Apesar da saída de Steve Carell, The Office continua mantendo sua audiência. A atual temporada registra a média de 6.4 milhões de telespectadores, com 3.4% entre o público alvo do anunciante (lembrando que a média da NBC até o início de abril era de 7.9 milhões, com 2.7% entre o público alvo).
Segundo divulgado, Parks and Recreation teria ganho a encomenda de 22 episódios para sua terceira temporada, o que a levará a um total de 90 episódios, muito próximo da marca de 100 episódios desejada pelos produtores.
Up All Night, série produzida por Lorne Michaels, um dos ‘gurus’ do canal, é uma sitcom que tem apelo familiar e foi bem aceita pela crítica. Três ingredientes que pesam, apesar da audiência não ter se mantido, sofrendo uma queda significativa a cada episódio. Na média, ela se manteve com 5.3 milhões e 2.4% entre o público alvo. Já Whitney não teve boa aceitação da crítica e nem do público, mas o canal deve estar apostando em Whitney Cummings, que irá estrelar um talk show para o canal E!, o que poderá gerar um novo interesse em torno de seu nome.
Até agora, a NBC teria dez renovações e doze novas séries (somando Hannibal, já anunciada pelo canal), totalizando vinte e dois seriados, contra dezesseis exibidos na última temporada. Somando os programas com outros formatos, o canal terá que encontrar espaço em sua grade para encaixar tantas produções. Segundo rumores, as novas séries receberam a encomenda de seis a treze episódios, sendo que alguns retornos também terão o número de episódios reduzidos. Além disso, o canal estaria planejando estrear sua nova programação em agosto e não em setembro, quando tem início a Fall Season.
Entre as séries canceladas da NBC, segundo a imprensa, estão: Awake, Bent, Are You There, Chelsea?, Harry’s Law e BFFs.
Na ABC, Happy Endings teria sido renovada, com a encomenda de 22 episódios para sua terceira temporada, enquanto CGB teria sido cancelada.
Cliquem nas fotos para ampliar.