Série Australiana no Film&Arts
O canal a cabo Film&Arts estreia hoje, às 22h, a série australiana “Summer Heights High“, produção do canal Australian Broadcasting Corporation – ABC. Criada e estrelada por Chris Lilley, a série é um falso documentário que parodia o estilo de vida dos estudantes. Lilley interpreta os três personagens principais: Mr G, Ja’mie King e Jonah. […]

O canal a cabo Film&Arts estreia hoje, às 22h, a série australiana “Summer Heights High“, produção do canal Australian Broadcasting Corporation – ABC.
Criada e estrelada por Chris Lilley, a série é um falso documentário que parodia o estilo de vida dos estudantes. Lilley interpreta os três personagens principais: Mr G, Ja’mie King e Jonah.
Na história, uma equipe de cinegrafistas decide acompanhar o dia a dia de alunos e professores de uma escola pública australiana. Para tanto, conta com os depoimentos de Mr. G, um professor de arte dramática convencido de seu próprio talento e superioridade; Ja’mie King, uma jovem falsa e manipuladora, transferida de uma escola particular, que faz amizade com a turma mais popular da escola; Jonah, um delinquente juvenil que já foi expulso de duas instituições.
Filmada em uma escola real, a série conta com a participação de alunos e funcionários de verdade atuando como coadjuvantes e figurantes.
“Summer Heights High” foi exibida na Austrália em 2007, tendo apenas uma temporada com oito episódios produzidos. Após a exibição de cada episódio na TV, eles eram disponibilizados no site oficial da série, no formato podcast. A série conquistou a crítica e prêmios locais, sendo vendida a países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia, Israel, Hungria, Croácia e agora o Brasil.
Durante sua produção, a série foi atacada por sua abordagem a temas como estupro, drogas, racismo, etc. A polêmica levou o canal a inserir avisos antes da exibição de cada episódio, nos quais deixava claro que a série era uma produção de ficção.
A produção de “Summer Heights High” também foi acusada de plágio. Roteiristas de “Sit Down, Shut Up”, série australiana que chegou a ganhar uma versão animada americana, apontaram situações e o personagem do professor como cópias.
A série não teve continuação, ficando restrita a uma única temporada. Mas ela rendeu a Chris Lilley o convite da HBO americana para estrelar uma nova produção do canal. Em outubro de 2009, foi anunciada a encomenda de 12 episódios de “Angry Boys”, série que terá co-produção com a ABC da Austrália e com a Princess Pictures. Trata-se de uma série antológica na qual Lilley apresentará ao público como é ser um homem no século XXI. O ator interpretará um personagem diferente a cada episódio. A produção ainda não tem data de estreia.