Série ‘Maya’ será lançada em DVD nos EUA
Texto atualizado no dia 11 de agosto. Esta é para quem foi criança na década de 1970 e acompanhou as aventuras do americano Terry, seu amigo indiano Raji, e a elefanta Maya. A Warner Brothers anunciou que lançará a série completa de Maya em DVD nos EUA através do serviço manufacture-on-demand – MOD no dia […]

Texto atualizado no dia 11 de agosto.
Esta é para quem foi criança na década de 1970 e acompanhou as aventuras do americano Terry, seu amigo indiano Raji, e a elefanta Maya.
A Warner Brothers anunciou que lançará a série completa de Maya em DVD nos EUA através do serviço manufacture-on-demand – MOD no dia 19 de agosto.
Este é o mesmo tratamento que teve outras séries clássicas como Tarzan, A Garota da UNCLE e O Homem do Fundo do Mar. Através deste sistema, a Warner produz os DVDs conforme a quantidade de pedidos. Desta forma, a empresa dá aos fãs a oportunidade de ter a série, sem gerar estoque parado.
Maya é uma série de curta duração. Produzida pela MGM, ela ganhou da NBC a encomenda de 26 episódios para sua primeira temporada. A série estreou na TV americana na Fall Season de 1967, ganhando uma boa receptividade crítica. Mas, sem conseguir vencer a concorrência com o humorístico The Jackie Gleason Show, ela foi cancelada em fevereiro de 1968, com apenas dezoito episódios produzidos.
A série surgiu de um filme, também da MGM, para o cinema. Este, por sua vez, era uma adaptação do conto The Wild Elephant, de Jalal Din e Lois Roth. Ainda não há informações sobre se o filme será incluído no Box, mas vale lembrar que ele já foi lançado em DVD em 2012 pela Warner, que detém os direitos de distribuição em home video das produções da MGM pré-1986.
No filme, Terry (Jay North, de O Pimentinha/Dennis the Menace), um menino de treze anos, viaja para a Índia para morar com o pai após a morte de sua mãe. Hugh Bowen (Clint Walker) é um caçador que, após ser quase morto por um tigre, perdeu a coragem.
Ruminando seu medo e sua vergonha, ele tem dificuldades de se relacionar com o filho. Quando Hugh mata um macaco que o menino tentava domesticar, Terry foge de casa. Perdido na Índia, ele conhece Raji (Sajid Khan), um garoto que tenta realizar o último desejo de seu pai: levar a elefanta Maya e o filhote branco Primo a uma cidade sagrada.
Terry decide acompanhar Raji em sua jornada. No caminho, os dois vivem diversas aventuras e enfrentam perigos. Entre eles, os ataques de One-Eye, um bandido que deseja roubar a elefanta. Neste meio tempo, Hugh sai à procura do filho.
Quando a série foi produzida, a figura paterna desapareceu e a história dos meninos mudou. Terry (North) é um pré-adolescente de Montana que se muda para Bombaim para morar com o pai. Ao chegar na Índia, ele é informado pelo Consulado Americano que Hugh Bowen desapareceu. Muitos acreditam que ele foi morto por um tigre, mas Terry se recusa a aceitar sua morte. Acreditando que o pai ainda está vivo, ele foge das autoridades locais e passa a procurar por Hugh.
No caminho, ele conhece Raji (Khan), um órfão indiano que viaja na garupa de uma elefanta chamada Maya. Raji treinou Maya quando ela era filhote, o que o levou a se apegar ao animal. Quando sua vila foi atacada, ele e Maya foram levados por seus agressores, que aprisionaram o animal. Na primeira oportunidade, Raji fugiu com Maya para voltar para o lugar onde cresceu. Quando os dois meninos se encontram, eles decidem ajudar um ao outro.
Tal qual o filme, a versão para a TV teve todos seus episódios filmados na região de Bombaim e Caxemira, tornando Maya a primeira série americana a ser produzida inteiramente na Índia. Embora seja antiga, ela oferece diversas paisagens e locações em lugares históricos que ainda valem a pena conferir.
Apesar da curta duração, Maya conseguiu oferecer uma história que fugia totalmente da visão formatada das séries infanto-juvenis da época.
Adaptada por Stirling Silliphant (da excelente Cidade Nua), a série apresentou uma visão inédita na TV para a época do choque de culturas (americana x indiana), abordando temas como preconceito, religião, direitos do indivíduo em relação à sociedade, bem como o respeito pelos animais, sem deixar de lado a referência básica que era a de mostrar duas crianças tentando crescer em um mundo adulto, o qual não oferece oportunidades para elas, sem a supervisão dos pais ou responsáveis.
Há anos que a série não é exibida no Brasil e são poucas as chances dela entrar na grade de programação de alguma emissora, mesmo aquelas que se dedicam às produções clássicas. Vez por outra, o filme que deu origem à série aparece na programação do TCM.
Cliquem nas fotos para ampliar.

Cena do filme que deu origem à série.