Sean Connery Pode Ter Protagonizado o 1º Beijo Gay da TV
A informação surgiu na imprensa britânica e canadense nesse final de semana. Historiadores da televisão localizaram uma imagem do que consideram (ao menos até o momento) o primeiro beijo entre dois homens na TV. Trata-se do teleteatro “Colombe”, adaptação da peça “Mademoiselle Colombe” de Jean Anouilh, exibido em 1960 pela BBC. Na história, o personagem […]


Sean Connery
A informação surgiu na imprensa britânica e canadense nesse final de semana. Historiadores da televisão localizaram uma imagem do que consideram (ao menos até o momento) o primeiro beijo entre dois homens na TV.
Trata-se do teleteatro “Colombe”, adaptação da peça “Mademoiselle Colombe” de Jean Anouilh, exibido em 1960 pela BBC.
Na história, o personagem de Sean Connery (então com 29 anos) acredita que sua esposa está mantendo uma relação com o irmão dele, interpretado por Richard Pasco. Tentando entender os motivos pelos quais ela o escolheu como amante, o personagem de Connery beija o irmão na boca.
Uma cópia em vídeo do teleteatro foi descoberta por historiadores do British Film Institute em setembro de 2010. Ela estava nos arquivos da Biblioteca do Congresso Americano, juntamente com dezenas de outras produções britânicas. Segundo Dick Fiddy, do BFI, apesar dos personagens serem irmãos, a cena é considerada um beijo gay em função de seu contexto.
Vale a pena lembrar que até 1967 existia uma lei na Inglaterra que proibia manifestações homossexuais em público. Mostrar um beijo entre dois homens na TV em 1960 foi um ato de ousadia da BBC e dos dois atores envolvidos, que poderiam ter suas carreiras prejudicadas. O British Film Institute exibe o teleteatro “Colombe” ao público entre os dias 3 e 9 de junho, acompanhado de um painel de discussão.
Até então, a novela britânica “EastEnders”, da BBC, era apontada como a primeira produção televisiva a mostrar o primeiro beijo gay. Foi em 1989, quando os personagens Colin (Michael Cashman) e Guido (Nicholas Donovan) se beijam. Visto por 20 milhões de pessoas, a cena foi criticada pela imprensa por ter sido exibida no horário da tarde, quando muitas crianças acompanham a programação televisiva.
Nos EUA, a série “Nos Bastidores da Lei” é apontada como a primeira produção que apresenta um beijo gay. Neste caso, entre as personagens Abby (Michelle Greene) e C.J. (Amanda Donohoe) em um episódio de 1991.

(E-D) Sean Connery e Richard Pasco em “Colombe”, 1960