Review: ‘Gomorra’, primeira temporada
Gomorrah: The Series/Gomorra é uma produção italiana que retrata de forma ficcional a vida real retratada no livro de Roberto Saviano, jornalista que se infiltrou no submundo do crime para revelar ao mundo a forma como a Camorra, como a máfia é conhecida na Itália, pensa e opera. Atualmente com 34 anos de idade, Saviano vive […]


O ator Marco D’Amore interpreta Ciro em ‘Gomorrah’ (Fotos: Sky Italia)
Gomorrah: The Series/Gomorra é uma produção italiana que retrata de forma ficcional a vida real retratada no livro de Roberto Saviano, jornalista que se infiltrou no submundo do crime para revelar ao mundo a forma como a Camorra, como a máfia é conhecida na Itália, pensa e opera. Atualmente com 34 anos de idade, Saviano vive em local secreto com escolta permanente da polícia, que o protege de constantes ameaças feitas pela máfia desde a publicação de seu livro em 2006.
Seu interesse pelas atividades da máfia surgiu quando Saviano ainda era criança e viu seu pai, um médico, levar uma surra de membros da máfia de Nápoles em retaliação por ter socorrido um homem ferido a bala e largado nas ruas para morrer. Seu livro se tornou um best seller, ganhando uma versão para o teatro e outra para o cinema. O filme, lançado em 2008, recebeu um prêmio no Festival de Cannes. Em 2010, o canal Sky Italia começou a desenvolver um projeto de adaptação da obra para a TV. Enfrentando a resistência de algumas autoridades locais, que não desejavam ver sua região associada ao crime organizado, o que perpetuaria uma imagem negativa internacionalmente, a série levou dois anos para iniciar a produção dos doze episódios encomendados.
A primeira temporada estreou na Itália no início deste ano, sendo que o DVD está disponível no mercado internacional. Bem recebida pela crítica de seu país, a série já iniciou sua trajetória na TV mundial. Adquirida pela Sky Alemanha, Atresmedia da Espanha, HBO Nordic e HBO Latin America (que ainda não anunciou em qual canal do grupo exibirá a série no Brasil), Gomorrah já estreou no Reino Unido pelo canal Sky Atlantic.
Inspirada em eventos que realmente ocorreram, a história não foge muito das situações já exploradas em filmes sobre a máfia, oferecendo personagens que se limitam a reagir às situações em que se envolvem. Eles não passam por conflitos pessoais ou morais, a não ser aqueles relacionados à forma como conseguirão ultrapassar mais um obstáculo para se manter no poder. Mas, apesar de fazer uso de clichês e de não conseguir oferecer personagens mais profundos, a série apresenta algumas boas reviravoltas ao longo de sua primeira temporada, prendendo a atenção do telespectador. A primeira temporada encerra com uma situação em aberto.

Dom Pietro e Immacolata
O texto contém pequenos spoilers.
Gomorrah acompanha a vida dos membros de duas famílias de mafiosos que atuam em uma região da Itália. A primeira, e a principal, é a família de Dom Pietro Savastano (Fortunato Cerlino), chefe da máfia local. Casado com Immacolata (Maria Pia Calzone), ele é pai de Gennaro (Salvatore Esposito), seu filho único e herdeiro de todo o império. O problema é que Gennaro não tem preparo para gerir os negócios do pai. Usufruindo do dinheiro e do poder que o tráfico de drogas lhe proporciona, Gennaro se mantém à margem das grandes decisões que são constantemente tomadas, fugindo de suas responsabilidades. Quando começam a correr rumores de que alguém está passando informações sobre as atividades da família à polícia, Pietro entra em crise. Obcecado por descobrir quem é o traidor, ele mete os pés pelas mãos e acaba sofrendo as consequências, sendo detido pela polícia por um delito menor.
Neste meio tempo, Ciro (Marco D’Amore), braço direito de Dom Pietro, começa a perceber uma oportunidade para subir na hierarquia da máfia. Conhecido como ‘imortal’, ele estreita sua amizade com Gennaro, com a benção de Dom Pietro, com o objetivo de controlar as opiniões e vontades do herdeiro do império. Percebendo o perigo que ele representa, Immacolata decide interferir ‘no andar da carruagem’, colocando Ciro de lado e fazendo o possível para que Gennaro se torne o líder que a família precisa ou morra tentando. O problema é que Ciro não está disposto a ceder tão facilmente e Immacolata não é a líder que a família precisa.
Em oposição às atividades de Dom Pietro está a família de Salvatore Conte (Marco Palvetti), que tenta dominar o tráfico de drogas. A rivalidade entre estas duas famílias é o tema de toda a primeira temporada.
Ao longo de sua trajetória, a história oferece três cenários importantes. O primeiro é o declínio de Dom Pietro e a forma como ele vai perdendo poder dentro de sua própria organização, embora seu nome permaneça como uma referência de liderança; o segundo cenário é a ascensão de Immacolata e sua tentativa de tocar os negócios com a ausência do marido; o terceiro é a luta de Ciro para subir na organização, manipulando a rivalidade que existe entre as famílias Savastano e Conte.

Gennaro
Mas, apesar de oferecer três cenários bem estruturados, a série deixa de lado situações que poderiam ser desenvolvidas de forma a permitir que os personagens se tornassem mais complexos. A primeira é a situação vivida por Dom Pietro que, detido pela polícia por uma infração de trânsito, acaba preso. Embora o público acompanhe os primeiros momentos do personagem na cadeia, ele desaparece da história depois que é transferido para outro local. Quando retorna, apresenta um novo comportamento. O público não vê o que aconteceu ou como ele lidou com esta situação. Também não temos detalhes do processo judicial e da forma como a lei trata a máfia na Itália.
A segunda situação é aquela vivida por Gennaro, que é enviado por sua mãe a Honduras para aprender a negociar. Lá, ele é feito prisioneiro, o que o leva a mudar sua personalidade. Também não acompanhamos esta transformação e a forma como ele lida com sua situação. Vemos Gennaro antes e depois do fato. A terceira situação que é abandonada pela história é aquela que abre a série. Existe um informante no meio, ninguém conhece sua identidade e, embora ela tenha sido o tema principal dos dois primeiros episódios, esta situação é deixada de lado pela trama (ao menos nesta primeira temporada). É compreensível que os mafiosos não tenham se esforçado em descobrir quem ele é, visto que Dom Pietro declarou que o sujeito já estava morto. Mas Dom Pietro sabe que ele não está, bem como seu informante na polícia. No entanto, ele não demonstra mais preocupação em tentar identificá-lo.
A série se beneficia da bela fotografia, que define o ambiente e o clima da história. Através dela, o público é apresentado a personagens objetivos, insensíveis e sem laços emocionais com a sociedade ou com o próximo.
Gomorrah é uma produção da Sky Italia, Fandango e Cattleya em associação com a La7 e Beta Film. Vale lembrar que a Sky Italia faz parte da News Corp, empresa do australiano Rupert Murdoch, que tem negócios com as empresas de Silvio Berlusconi, ex-Primeiro Ministro da Itália acusado de ter conexões com a máfia siciliana. Mas, segundo Saviano em entrevista ao Hollywood Reporter, o canal nunca interferiu no desenvolvimento da série, ao contrário, estimulou os envolvidos a não se limitarem.
A produção já foi renovada para sua segunda temporada, a qual deve estrear na Itália em setembro de 2015.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FsMnW43n3AI&w=620&h=330%5D