Preview: Exporting Raymond, Como Adaptar uma Sitcom Americana
No dia 29 de abril estreia nos cinemas norte-americanos o documentário “Exporting Raymond”, escrito, dirigido e estrelado por Phil Rosenthal. Rosenthal é criador e produtor da sitcom “Everybody Loves Raymond”, sucesso da rede CBS entre 1996 e 2005. A série foi vendida a cerca de 148 países, incluindo o Brasil. Tal como ocorreu com outras […]
No dia 29 de abril estreia nos cinemas norte-americanos o documentário “Exporting Raymond”, escrito, dirigido e estrelado por Phil Rosenthal.
Rosenthal é criador e produtor da sitcom “Everybody Loves Raymond”, sucesso da rede CBS entre 1996 e 2005. A série foi vendida a cerca de 148 países, incluindo o Brasil. Tal como ocorreu com outras produções da Sony, “Everybody Loves Raymond” também ganhou, pelo menos, uma versão: na Rússia.
E foi para lá que Rosenthal e representantes da Sony Pictures Television viajaram, sem conhecer os hábitos, as pessoas ou o estilo de humor predominante, com o objetivo de adaptar a família americana de Raymond para o público russo.
Essa experiência foi documentada e transformada no filme que teve pré-estreia nos EUA em outubro de 2010, no Austin Film Festival.
Com o título de “Everybody Loves Kostya”, a versão russa foi produzida em meio a atropelos, mal entendidos e animosidades por parte de uma equipe de TV que não parecia interessada na ajuda do produtor americano.
Entre os problemas enfrentados por Rosenthal para a produção da série está a ‘queda de braço’ com o canal para selecionar os atores mais adequados para cada personagem; a relação com os roteiristas russos que queriam um humor mais pastelão e caricato e até as discussões com a figurinista, que queria que a dona-de-casa se vestisse como se estivesse em uma passarela.
Em paralelo, o documentário acompanha a difícil adaptação do próprio Rosenthal em relação ao estilo de vida na Rússia. Tentando entender o humor dos russos, o escritor e produtor busca manter contato com as famílias de seu chofer e de seu intérprete.
Para quem gostou de “Episodes”, série do Showtime em parceria com a BBC, esse documentário parece ser, no mínimo, interessante! Confiram o trailer:





