Pretty Little Liars Perde Anunciantes
O tema da homossexualidade já é tratado com naturalidade por séries e filmes de Hollywood. Um número cada vez maior de séries são produzidas introduzindo personagens gays ou trazendo-os para a trama conforme a história avança. Em parte, esta é uma forma de atender os interesses de diversos grupos da sociedade que movimentam a economia […]

O tema da homossexualidade já é tratado com naturalidade por séries e filmes de Hollywood. Um número cada vez maior de séries são produzidas introduzindo personagens gays ou trazendo-os para a trama conforme a história avança. Em parte, esta é uma forma de atender os interesses de diversos grupos da sociedade que movimentam a economia americana. Mas isto não significa que o movimento que as séries estão tomando satisfaça a todos. O tema gera controvérsias e continua sendo combatido por outros grupos que se manifestam em favor da família tradicional.
O alvo mais recente é a série adolescente “Pretty Little Liars“, do canal ABC Family, que perdeu dois importantes anunciantes. Na história, a personagem Emily Fields revelou ser lésbica. Ela não é a única personagem gay na trama, mas o fato parece ter sido a gota d’água para a Florida Family Association, que iniciou uma campanha para boicotar os produtos de empresas que anunciam nos intervalos comerciais da série.
Alegando que a história pode prejudicar a identidade sexual de adolescentes que ainda estão em formação, enviando uma mensagem que legitima o estilo de vida do homossexual, a Associação deu início a uma campanha de boicote.
Embora as empresas não confirmem que retiraram seus anúncios em função da campanha, a General Mills, empresa de alimentos, e a Remax Realty, empresa de corretagem imobiliária, cancelaram seus respectivos apoios. A Associação considera o fato como consequência da campanha, visto que representantes das empresas chegaram a enviar e-mails em resposta ao contato feito por eles.
O diretor do setor de consumo da General Mills, Jeff Hagen, diz que: “investigamos a questão e conferimos que nossos anúncios foram exibidos durante os intervalos da série. Nós já informamos ao canal ABC Family e às nossas agências que Pretty Little Liars não é um programa no qual iremos anunciar. Obrigado por nos chamar a atenção a esta questão. ” No entanto, quatro dias depois, a empresa enviou um novo e-mail à Associação negando que a decisão tenha sido tomada em função da temática. No e-mail, Hagen diz que “a General Mills não toma decisões sobre seus anúncios com base na orientação sexual dos personagens”.
A preocupação do representante da empresa tem como referência o fato de que a General Mills foi uma das empresas que conseguiu atingir 100 pontos no índice de igualdade do Human Rights em 2010. Isto significa que a General Mills é reconhecida como uma empresa que não discrimina seus funcionários, clientes ou parceiros empresariais por conta da orientação sexual.
Já a representante da Remax Realty, diz em seu e-mail ao Florida Family Association que “isto não acontecerá novamente”.
A Florida Family Association mantém sua campanha no ar, indicando outras empresas que anunciam na série, como a McDonald’s, a Chrysler, a Nike e a Nestlé, entre outras.
“Pretty Little Liars” é uma adaptação de Marlene King dos livros de Sara Shephard, com produção da Alloy Entertainment em associação à Warner Horizon Television. A história gira em torno de quatro adolescentes que escondem, cada uma delas, um segredo. Depois que uma colega de escola desaparece, elas começam a receber mensagens misteriosas que ameaçam revelar os segredos de cada uma.
Embora o público alvo do canal ABC Family compreenda a faixa etária entre 18 e 34 anos, os jovens entre 12 e 18 anos é que dão ao canal sua maior audiência. A série “Pretty Little Liars” chegou a registrar cerca de 2.9 milhões de telespectadores entre o público feminino nessa faixa etária, uma audiência comparável a produções da rede aberta em horário nobre.