Digital Completo: Assine a partir de R$ 9,90
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Pretty Little Liars Perde Anunciantes

O tema da homossexualidade já é tratado com naturalidade por séries e filmes de Hollywood. Um número cada vez maior de séries são produzidas introduzindo personagens gays ou trazendo-os para a trama conforme a história avança. Em parte, esta é uma forma de atender os interesses de diversos grupos da sociedade que movimentam a economia […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 11h01 - Publicado em 22 ago 2011, 13h02

O tema da homossexualidade já é tratado com naturalidade por séries e filmes de Hollywood. Um número cada vez maior de séries são produzidas introduzindo personagens gays ou trazendo-os para a trama conforme a história avança. Em parte, esta é uma forma de atender os interesses de diversos grupos da sociedade que movimentam a economia americana. Mas isto não significa que o movimento que as séries estão tomando satisfaça a todos. O tema gera controvérsias e continua sendo combatido por outros grupos que se manifestam em favor da família tradicional.

O alvo mais recente é a série adolescente “Pretty Little Liars“, do canal ABC Family, que perdeu dois importantes anunciantes. Na história, a personagem Emily Fields revelou ser lésbica. Ela não é a única personagem gay na trama, mas o fato parece ter sido a gota d’água para a Florida Family Association, que iniciou uma campanha para boicotar os produtos de empresas que anunciam nos intervalos comerciais da série.

Alegando que a história pode prejudicar a identidade sexual de adolescentes que ainda estão em formação, enviando uma mensagem que legitima o estilo de vida do homossexual, a Associação deu início a uma campanha de boicote.

Embora as empresas não confirmem que retiraram seus anúncios em função da campanha, a General Mills, empresa de alimentos, e a Remax Realty, empresa de corretagem imobiliária, cancelaram seus respectivos apoios. A Associação considera o fato como consequência da campanha, visto que representantes das empresas chegaram a enviar e-mails em resposta ao contato feito por eles.

Continua após a publicidade

O diretor do setor de consumo da General Mills, Jeff Hagen, diz que: “investigamos a questão e conferimos que nossos anúncios foram exibidos durante os intervalos da série. Nós já informamos ao canal ABC Family e às nossas agências que Pretty Little Liars não é um programa no qual iremos anunciar. Obrigado por nos chamar a atenção a esta questão. ” No entanto, quatro dias depois, a empresa enviou um novo e-mail à Associação negando que a decisão tenha sido tomada em função da temática. No e-mail, Hagen diz que “a General Mills não toma decisões sobre seus anúncios com base na orientação sexual dos personagens”.

A preocupação do representante da empresa tem como referência o fato de que a General Mills foi uma das empresas que conseguiu atingir 100 pontos no índice de igualdade do Human Rights em 2010. Isto significa que a General Mills é reconhecida como uma empresa que não discrimina seus funcionários, clientes ou parceiros empresariais por conta da orientação sexual.

Já a representante da Remax Realty, diz em seu e-mail ao Florida Family Association que “isto não acontecerá novamente”.

Continua após a publicidade

A Florida Family Association mantém sua campanha no ar, indicando outras empresas que anunciam na série, como a McDonald’s, a Chrysler, a Nike e a Nestlé, entre outras.

“Pretty Little Liars” é uma adaptação de Marlene King dos livros de Sara Shephard, com produção da Alloy Entertainment em associação à Warner Horizon Television. A história gira em torno de quatro adolescentes que escondem, cada uma delas, um segredo. Depois que uma colega de escola desaparece, elas começam a receber mensagens misteriosas que ameaçam revelar os segredos de cada uma.

Embora o público alvo do canal ABC Family compreenda a faixa etária entre 18 e 34 anos, os jovens entre 12 e 18 anos é que dão ao canal sua maior audiência. A série “Pretty Little Liars” chegou a registrar cerca de 2.9 milhões de telespectadores entre o público feminino nessa faixa etária, uma audiência comparável a produções da rede aberta em horário nobre.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.