Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Por Onde Anda o Elenco de Starsky & Hutch?

A série produzida por Aaron Spelling entre 1975 e 1979 lançou as carreiras de David Soul, Paul Michael Glaser e Antonio Fargas. Apesar dos atores terem estrelados outras produções anteriores, foi com “Starsky & Hutch – Justiça em Dobro” que eles se tornaram internacionalmente conhecidos. Até hoje seus nomes são associados à esta série. Criada […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 5 jun 2024, 13h06 - Publicado em 27 nov 2010, 14h03

Paul Michael Glaser (E) e David Soul (D) em Starsky & Hutch – Justiça em Dobro

A série produzida por Aaron Spelling entre 1975 e 1979 lançou as carreiras de David Soul, Paul Michael Glaser e Antonio Fargas. Apesar dos atores terem estrelados outras produções anteriores, foi com “Starsky & Hutch – Justiça em Dobro” que eles se tornaram internacionalmente conhecidos. Até hoje seus nomes são associados à esta série.

Criada por William Blinn, “Starsky & Hutch” teve um piloto de 90 minutos exibido em uma sessão de filmes do canal ABC.  O resultado da audiência levou à produção da série, que sofreu uma troca de atores. No lugar de Richard Ward entrou Bernie Hamilton como o Capitão Dobey. O ator faleceu em 2008, vítima de problemas cardíacos.

Creditada como a primeira série policial a desenvolver uma relação de amizade entre os dois personagens principais, a produção deve seu valor histórico aos protagonistas. Ao receberem os roteiros David Soul (Hutch) e Paul Michael Glaser (Starsky) perceberam que seus personagens não tinham muita profundidade. Depois de conversarem entre eles, os dois se reuniram com os produtores e apresentaram suas sugestões de desenvolvimento de personagens. O resultado foi classificado pela crítica da época como ‘uma espécie de Butch Cassidy e Sundance Kid modernos que atuam do lado da lei’.

Starsky era um ex-militar de pavio curto enquanto Hutch era um ex-fuzileiro mais introspectivo. Os dois detetives da polícia contavam com a ajuda de um informante: o golpista Branca de Neve/Huggy Bear (Antonio Fargas), que sempre tirava vantagens da relação de ‘trabalho’ que ele tinha com a polícia.

Apesar do sucesso da época, a série foi criticada por ‘requentar’ episódios de “Mod Squad”, outra produção de Aaron Spelling que fizera sucesso na virada das décadas de 1960 e 1970. Além disso, “Starsky & Hutch” também foi muito criticada por ser considerada violenta para os padrões da época. Um de seus principais críticos era o ator Paul Michael Glaser que, decidido a deixar o elenco da série, tentou romper seu contrato ao final da segunda temporada. Enquanto tentavam convencê-lo a voltar ao trabalho, os produtores introduziram a personagem Linda Baylor (Roz Kelly), que se tornou a parceria de Hutch em três episódios da terceira temporada.

Continua após a publicidade

David Soul e Paul Michael Glaser em 2004 na estreia do filme Starsky & Hutch (Foto: Kevin Winter/Getty)

Com um aumento de salário, a promessa de poder dirigir episódios e maior controle no desenvolvimento de roteiros, Glaser retornou ao trabalho. As cenas de violência foram reduzidas, dando lugar a um maior desenvolvimento da relação de amizade entre os personagens centrais.

Mas ao longo da quarta temporada, Glaser voltou a anunciar que não continuaria na série. Os produtores chegaram a pensar em introduzir um personagem que seria o irmão de Starsky, para substituí-lo. Ao final da temporada, o ator cumpriu a promessa e não renovou seu contrato. A perda de um dos atores principais e a queda na audiência em função da redução da violência fizeram com que a série fosse cancelada.

David Soul, Paul Michael Glaser e Antonio Fargas em 2004 (Foto Getty)

Ao longo dos anos, Glaser se recusou a participar de qualquer reunião de elenco da série. Para ele, a produção estava encerrada. Mas com o tempo ele mudou de ideia, reunindo-se com os atores David Soul e Antonio Fargas em uma convenção organizada em 1999.

Continua após a publicidade

Em 2004, com a estreia do remake cinematográfico de “Starsky & Hutch”, no qual tiveram uma rápida participação, Glaser e Soul voltaram a se encontrar. Em entrevistas, eles apontaram a amizade e o respeito que existia entre eles como principal fator para o sucesso da série e para a química entre os personagens.

Depois do cancelamento de “Starsky & Hutch”, cada ator seguiu seu caminho. Na TV desde a década de 1960, época na qual integrou o elenco da série “E as Noivas Chegaram/Here Comes the Brides”, também conhecida como “Os Aventureiros”, David Soul mudou-se para a Inglaterra no início da década de 1990, recebendo sua cidadania inglesa em 2004.

Foi casado quatro vezes e teve seis filhos, sendo que todas as uniões terminaram em divórcio. Em 1983, sua terceira esposa, Patti, acusou o ator de violência doméstica.

Ao longo dos anos, dedicou-se a uma carreira no teatro londrino e participações em séries inglesas, como “Little Brittain”, “Dalziel and Pascoe”, “Poirot” e “As Novas Aventuras de Robin Hood”. David fala inglês, alemão, espanhol e um pouco de francês. Além de ator, também é músico, tendo realizado vários shows e gravado dezenas de álbuns. Sua filha, China Soul, seguiu os passos musicais do pai.

Atualmente com 67 anos, David poderá ser visto no filme “Eldorado”. No elenco também estão Daryl Hannah, Jeff Fahey (Lost), Peter O’Toole (The Tudors) e David Carradine (Kung Fu), já falecido.

Continua após a publicidade

Enquanto David dividiu-se entre a carreira de ator e músico, Paul Michael Glaser, que fez sua estreia nos cinemas com o musical “O Violinista no Telhado”, dedicou-se à carreira de diretor. Tendo iniciado nessa área com episódios de “Starsky & Hutch”, David dirigiu episódios de   “Miami Vice”, “Histórias Maravilhosas”, “A Juíza”, “Third Watch”, “Las Vegas” e “Criminal Minds”. Para o cinema, dirigiu filmes como “Kazaan” e “Um Casal Quase Perfeito”.

Mas a vida pessoal de Paul sofreu uma reviravolta na década de 1990, o que fez com que ele se afastasse dos trabalhos durante alguns anos. Paul se casou com Elizabeth Meyer em 1980, com quem teve dois filhos, Ariel e Jake. Em 1985, ela e Ariel foram diagnosticadas com o vírus do HIV. A doença foi contraída por Elizabeth quando passou por uma transfusão de sangue após o parto da menina. Ariel morreu em 1988 e Elizabeth em 1994.

Desde então, Paul passou a dedicar-se à Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation, que auxilia na conscientização e na prevenção da transmissão do vírus em crianças e adolescentes. O ator voltou a se casar em 1996, com Tracy Barone, com quem teve uma filha, Zoe. Em 2007, o casal se divorciou.

Paul, atualmente com 67 anos, voltou a se dedicar ao trabalho de ator em 2001, com participações em séries e filmes. Ele foi visto em episódios de “The Closer“, “Numb3rs”, “Criminal Minds” e “The Mentalist“.

Continua após a publicidade

Já Antonio Fargas, atualmente com 64 anos, continuou fazendo participações especiais em séries como “As Panteras”, “Miami Vice”, “Um Maluco no Pedaço”, “Fastlane”, “Heroes”, “Numb3rs” e “Lie To Me”. Entre 2005 e 2009, esteve no elenco da sitcom “Todo Mundo Odeia o Chris”, na qual interpretou Doc, o dono da mercearia onde Chris trabalhou.

Na década de 1990, também morou na Inglaterra, onde atuou no teatro. Em 1997, ele e David Soul atuaram juntos em uma peça, que contou com a presença de Paul Michael Glaser na plateia da noite de estreia.  Além de ator, Antonio também é músico e produtor.

__________________

Deixe nos comentários suas sugestões de atores ou elenco de séries para as postagens de “Por Onde Andam”, que são publicadas aos sábados. Confiram as postagens já publicadas.
Fernanda Furquim: @Fer_Furquim

Continua após a publicidade

___________________

David Soul e Paul Michael Glaser em 2004:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=APQWtBxIs1M?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=related&w=425&h=344%5D

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=s0LSpR1Ob_A?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&feature=related&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.