Por Onde Anda Dean Stockwell?
Seu nome é conhecido por várias gerações. Desde aqueles que acompanham as produções cinematográficas desde a década de 1940, passando pelos fãs de TV, onde integrou o elenco de dois clássicos da ficção: “Contratempos/Quantum Leap”, produção dos anos de 1980, e “Battlestar Galactica”, remake da série da década de 1970, responsável em dar início a […]


Dean Stockwell em Battlestar Galactica
Seu nome é conhecido por várias gerações. Desde aqueles que acompanham as produções cinematográficas desde a década de 1940, passando pelos fãs de TV, onde integrou o elenco de dois clássicos da ficção: “Contratempos/Quantum Leap”, produção dos anos de 1980, e “Battlestar Galactica”, remake da série da década de 1970, responsável em dar início a uma nova franquia de ficção científica.
O ator é uma das crianças prodígios de Hollywood que deu certo. Filho dos atores Nina Olivette e Harry Stockwell, Dean seguiu a carreira dos pais e do irmão mais velho, Guy Stockwell. Começou a atuar ainda criança, quando tinha cerca de sete anos de idade. Entre seus filmes mais conhecidos estão “Marujos do Amor”, “O Menino dos Cabelos Verdes” e “Kim”.
Dean largou a carreira de ator quando entrou na adolescência, retornando em 1956, quando tinha 20 anos. Vivendo em Nova Iorque, trabalhou no teatro e na TV, com participações em teleteatros e séries. Entre as mais conhecidas estão “Além da Imaginação”, “Alfred Hitchcock Apresenta”, “Combate”, “Dr. Kildare”, “Bonanza, “Missão: Impossível”, e muitas outras.
Sua carreira no cinema tomou um novo rumo a partir da década de 1980, quando o ator trabalhou em filmes de sucesso como “Duna”, “Paris, Texas”, “Veludo Azul” e “De Caso com a Máfia”. Dean também esteve no elenco do filme “Jorge, um Brasileiro”, produção dirigida por Paulo Thiago com Carlos Alberto Riccelli e Glória Pires.
Depois de atuar como ator convidado em dezenas de séries, Dean finalmente entrou para o elenco fixo de uma: “Contratempos”. Produzida entre 1989 e 1993, a série se transformou rapidamente em um cult, lançando a carreira do ator Scott Bakula. A química entre os dois atores foi um dos principais ingredientes do sucesso da série, que encerrou com cinco temporadas e a promessa de uma versão cinematográfica, que até agora não saiu do papel.
Ao longo dos anos de 1990, o ator fez mais quatro tentativas de integrar o elenco fixo de outra série, com “Street Gear”, “The Tony Danza Show”, “First Monday” e “JAG, Ases Indomáveis”. As duas últimas eram séries produzidas por Donald P. Bellisario, o mesmo responsável por “Contratempos”. Quando “First Monday”, série sobre os trabalhos da Suprema Corte, foi cancelada, Bellisario transferiu o personagem de Dean, o Senador Edward Sheffield, para o elenco de “JAG”. O ator voltaria ao mundo dos seriados nos dois últimos anos de “Battlestar Galactica”, na qual interpretou Cavil.
Padrinho da atriz Amber Tamblyn, filha do ator Russ Tamblyn, o Dr. Jacoby de “Twin Peaks”, Dean foi casado duas vezes. Com a segunda esposa, teve dois filhos. Divorciado desde 2004, o ator passou a dedicar mais tempo a uma outra paixão: as artes plásticas. Através da fotografia e da colagem, Dean especializou-se na arte da aglutinação, incorporando todo tipo de material à obra de arte.
Como artista plástico, Dean já apresentou seus trabalhos em exposições em Museus e Galerias de Arte. No momento, ele não tem nenhum trabalho previsto para o cinema ou para a televisão, embora Scott Bakula já tenha divulgado que os produtores de “Men of a Certain Age” têm interesse em conseguir uma participação especial do ator. Enquanto isso, Dean dedica-se aos trabalhos como artista plástico. Em setembro desse ano ele lançou seu site oficial para divulgar seu trabalho nessa área.
Fernanda Furquim: @Fer_Furquim