Por Onde Anda a Estranha Dama Verde?
Quem é fã de séries clássicas se lembrará dessa personagem que surgiu na série “Perdidos no Espaço”, produção da década de 1960. Na verdade, ela foi vista em dois episódios da segunda temporada: “A Estranha Dama Verde” e “A Moça da Dimensão Verde”. A personagem foi interpretada por Vitina Marcus, que também esteve em outras […]


Vitina Marcus como a estranha Dama Verde em “Perdidos no Espaço”
Quem é fã de séries clássicas se lembrará dessa personagem que surgiu na série “Perdidos no Espaço”, produção da década de 1960. Na verdade, ela foi vista em dois episódios da segunda temporada: “A Estranha Dama Verde” e “A Moça da Dimensão Verde”.
Vitina como Maria em “Viagem ao Fundo do Mar”
A personagem foi interpretada por Vitina Marcus, que também esteve em outras séries de Irwin Allen: “Viagem ao Fundo do Mar” e “Túnel do Tempo”.
Em cada uma ela esteve em dois episódios, sendo que o mais lembrado é “A Volta do Fantasma”, de “Viagem ao Fundo do Mar”, no qual interpretou dois papeis: Lani e Maria.
A primeira era um fantasma que pede ajuda ao Almirante Nelson para salvar Crane do fantasma de Krueger; a segunda era uma dançarina que Krueger escolheu para servir de corpo mortal para sua amada Lani habitar.
A atriz nasceu no dia 1º de março de 1937, descendente de húngaros e de italianos. Estudou balé e violino e, aos 17 anos, foi uma das alunas do curso de atores de Lee Strasberg, em Nova Iorque. Nessa época, trabalhou como modelo para a Huntington Hartford Agency.
Vitina iniciou sua carreira na década de 1950, com o nome de Dolores Vitina. Esteve na peça “A Hatful of Rain”, ao lado de Steve McQueen. Na TV, um de seus primeiros trabalhos foi como dançarina no programa “The Jackie Gleason Show”. Chegou a fazer testes para o filme “Rio Bravo”, mas perdeu o papel para Angie Dickinson.

Vitina Marcus em 2010
Em busca de novas oportunidades, mudou-se para Hollywood, onde conheceu Irwin Allen que a escalou para o filme “O Mundo Perdido/The Lost World”. Em função de sua aparência exótica, Vitina sempre era chamada para interpretar estrangeiras e índias.
Além de teleteatros e das séries já mencionadas, Vitina também esteve em episódios de “O Paladino da Justiça”, “Mike Hammer”, “Histórias do Velho Oeste/Death Valley Days”, “Aventura Submarina”, “Xeque Mate”, “Rawhide”, “Gunsmoke”, “O Agente da UNCLE” e “The FBI”, entre outras.
Vitina se casou com o ator Steve Gravers, 15 anos mais velho que ela, com quem teve uma filha em 1959, chamada Athena; o casal se separou no ano seguinte.
No início de 1970, ela deixou a carreira de atriz, passando a se dedicar à dança. Ao longo das duas décadas seguintes, trabalhou em shows em Las Vegas e em Paris. Também trabalhou como professora de interpretação em workshops da University of Nevada; como professora de Yoga e, posteriormente, foi corretora de imóveis.
Atualmente com 74 anos, Vitina é vista em convenções de séries. Ela pode ser encontrada em sua página oficial.
Fernanda Furquim: @Fer_Furquim