Os Simpsons Chega à 23ª Temporada
A série animada já registra a duração de uma novela, gênero que costuma durar décadas nos EUA. É difícil uma série de TV ultrapassar a marca de 15 anos, quanto mais de 20. Mas “Os Simpsons” conseguiu chegar a 23 temporadas. A Fox anunciou a renovação da série animada até o ano de 2012, quando […]

A série animada já registra a duração de uma novela, gênero que costuma durar décadas nos EUA. É difícil uma série de TV ultrapassar a marca de 15 anos, quanto mais de 20. Mas “Os Simpsons” conseguiu chegar a 23 temporadas. A Fox anunciou a renovação da série animada até o ano de 2012, quando atingirá a produção de 515 episódios. Ainda não derruba “Gusmonke”, série que teve a duração de 20 temporadas com 635 episódios. Mas está chegando perto de “Lassie”, série infantil que teve 588 episódios produzidos entre 1954 e 1973, com 19 temporadas.
A spinoff do programa humorístico “The Tracy Ullman Show” estreou em dezembro de 1989 estabelecendo uma faixa dedicada às produções animadas em horário nobre no canal Fox americano. Criada por Matt Groening, que a desenvolveu em parceria com James L. Brooks (criador de “Mary Tyler Moore”) e Sam Simon (produtor de “Cheers”), a série traz uma visão irônica e debochada do comportamento social e cultural do americano de classe média, dando continuidade à revolução iniciada por “Tudo em Família”, sitcom da década de 1970, que por sua vez era uma versão americana de série inglesa. Utilizando-se de paródias e participações especiais, “Os Simpsons” conquistou seu espaço na cultura popular.
Em 2008, a série chegou à marca de 20 temporadas ininterruptas no ar. No ano seguinte a Fox garantiu a produção de mais duas temporadas, levando “Os Simpsons” para 22 temporadas, garantindo sua presença no vídeo, com episódios inéditos, até 2011. Agora, com a renovação da série para a 23ª temporada, a produção se manterá no ar até 2012. Os produtores já disseram em entrevistas que querem ver a série no ar até 2014, quando poderá completar 25 temporadas.
A duração da série se deve mais ao valor afetivo e presença na cultura popular que por sua audiência ou conteúdo. Com situações requentadas de antigos episódios, apoiando-se essencialmente em piadas em torno de alguns personagens e participações especiais de celebridades, a série já não oferece o mesmo brilhantismo de outrora.
Atualmente, “Os Simpsons” registra a média de 8 milhões de telespectadores, abaixo da marca de 10 milhões. Mas mantém uma audiência sólida com o público da faixa etária entre 18 e 49 anos, registrando cerca de 3.9%, transformando a série animada em uma das maiores audiências do canal.