Nova Série – The Event, Conspirações e Mistérios
O fim de “24 Horas” e de “Lost” deixou a TV aberta sem uma representação significativa das histórias que lidam com conspirações e mistérios. Esse tipo de história surgiu na TV americana na década de 60, com episódios de “Além da Imaginação”, mas foi no final da década que ganhou um representante com “Os Invasores”, primeira […]

O fim de “24 Horas” e de “Lost” deixou a TV aberta sem uma representação significativa das histórias que lidam com conspirações e mistérios. Esse tipo de história surgiu na TV americana na década de 60, com episódios de “Além da Imaginação”, mas foi no final da década que ganhou um representante com “Os Invasores”, primeira produção a ter o tema voltado às conspirações políticas e extraterrestres, em resposta ao sucesso inglês, “O Prisioneiro”.
O tema somente se estabeleceria na década de 90, com o sucesso de “Twin Peaks”, seguido de “Arquivo X”, que fez surgir dezenas de outras séries na mesma linha. “Lost” e “24 Horas” foram os representantes do gênero na primeira década do Século XXI. Visto que as audiências de “Fringe” e de “V” ainda não se firmaram, e “Rubicon” é uma produção da TV a cabo, a vaga ainda está para ser ocupada na TV aberta. Será que “The Event” tem essa força?
A série traz a história de Sean Walker (Jason Ritter, de “Joan of Arcadia”), um programador de computadores, que trabalha como criador de video games. Viciado nos livros de Stephen King e no jogo World of Warcraft, Sean parecia estar fadado a uma existência solitária, até encontrar Leila (Sarah Roemer), uma bioquímica. Os dois se conheceram na piscina do Massachusetts Institute of Techonoly – MIT, quando ela finalmente decidiu aprender a nadar. Noivos, planejando o casamento e o futuro, a vida do casal vira de pernas para o ar quando Leila desaparece misteriosamente.
O desaparecimento de Leila leva Sean a tomar conhecimento de uma grande conspiração que envolve agências de segurança e de inteligência do governo. Desde 1944 elas têm conhecimento sobre um grande evento que está por vir, o qual poderá mudar a história da humanidade. O evento está relacionado à Penitenciária de Mount Inostranka, no Alaska, a qual mantém um grupo de detentos isolados, em especial sua líder, Sophia (Laura Innes, de “Plantão Médico/ER”).
Ninguém do alto escalão do governo parece ter conhecimento do fato, ou mesmo da penitenciária, que está sob a responsabilidade militar, tendo o apoio de Simon Lee (Ian Anthony Dale), agente de campo da CIA em missão especial. Nem mesmo o recém eleito Presidente americano, Eli Martinez (Blair Underwood, de “Dirty Sexy Money”), ou seu Vice, Raymond Jarvis (Bill Smitrovich) parecem ter conhecimento sobre o que acontece.
Representantes de partidos opostos, os dois políticos costumam ter problemas para conciliar seus interesses. Eli, filho de refugiados cubanos, formou-se em Ciências Políticas com o objetivo de entrar para a política. Casado com Christina (Lisa Vidal), também filha de refugiados que chegaram ao país junto com os pais de Eli, o casal mantém apoio à organização Paper Dreams, que oferece programas educacionais aos refugiados no mundo todo.
Auxiliando a presidência está Blake Sterling (Zeljko Ivanek, de “Damages”), que já foi diretor assistente da CIA e assistente do Conselho de Segurança Nacional. Atualmente é diretor da National Intelligence, cargo que lhe dá a incumbência de manter em segredo informações sobre o evento que está para ocorrer.
No elenco também estão Michael (Scott Patterson, de “Gilmore Girls”), pai super protetor de Leila e Samantha, casado com Valerie (Julia Campbell); e Vicky (Taylor Cole), que se envolve com Sean e Leila. Em julho, uniu-se ao elenco da série o ator Clifton Collins Jr., que interpretará Thomas, um misterioso personagem relacionado ao evento que está por vir.
Criada por Nick Wauters em 2006, a série foi oferecida em 2009 à rede NBC pelo produtor Steve Stark. Em fevereiro de 2010, o canal encomendou a produção de um piloto para avaliação, o qual foi transformado em série de TV em maio, com a encomenda de 13 episódios para a primeira temporada.
O piloto, exibido durante a Comic Con de 2010, teve boa receptividade do público presente, levando a série a se tornar uma das grandes apostas do canal para esse ano. Para evitar a perda do interesse da audiência por não saber o que está acontecendo, os produtores garantiram que os mistérios serão revelados ao longo dos episódios, sendo que, no segundo, já será possível saber do que se trata a história.
A série é uma produção de Evan Katz, de “24 Horas”, pela Universal Media Studios em parceria com a Steve Stark Productions para a rede NBC. A estreia será no dia 20 de setembro, nos EUA. A série já foi vendida a, pelo menos, sete países: Austrália, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Brasil, onde estreia pelo canal Universal no dia 18 de outubro.
Confiram as fotos do elenco aqui.